A palavra fascinação significa ação de fascinar, atrair, cativar e também encantamento, ilusão, deslumbramento. Nestas últimas definições está o grande perigo quando se trata da mediunidade. Muitos Espíritos valem-se da invisibilidade para enganar, manipular e mesmo iludir, quando encontram invigilância, vaidade, orgulho e vãs pretensões, podendo dar início a um processo de fascinação, que é uma das variedades da obsessão em que a perda do discernimento, do bom senso, leva o médium à diversas situações danosas, pois não consegue avaliar com clareza a realidade. No presente livro, o autor aprofunda o tema tendo por base as abordagens feitas por Allan Kardec, que constam na Codificação Espírita.
Esperançar é uma coletânea de mensagens ditadas pelo espírito Amazonas Hércules, uma alma que soube encontrar flores entre os espinhos, esperança diante da desolação e beleza em meio ao caos. Se você acredita que haverá um novo amanhecer após a noite mais escura, irá se identificar com as delicadas frases escritas pelo coração sensível deste Espírito amigo.
Essa obra pretende refletir sobre várias questões fundamentais e cada vez mais urgentes e necessárias nesse momento de grandes transformações pelo qual passa nosso orbe. A ampliação dos olhares sobre as possíveis etiologias da doença, partindo do conhecimento científico para se aprofundar em suas causas emocionais e espirituais, são o ponto central dessa obra. Esse livro também dialoga com outros personagens potencialmente envolvidos com a doença em tema: amigos, familiares e cuidadores, convidados pela vida a exercer o papel de suporte aos peregrinos da experiência degenerativa. Os profissionais de saúde que estejam buscando atualização no tema, também encontrarão fartas e atualizadas referências acadêmicas para ulteriores aprofundamentos.
O livro propõe trazer para o dia a dia o comportamento dos primeiros cristãos, resgatando, e tecendo reflexões, sobre cada capítulo do livro Paulo e Estevão, de Chico Xavier/Emmanuel. Com este objetivo, o autor compara a atual vivência dos princípios cristãos, com o esforço realizado por aqueles homens e mulheres que protagonizaram o cristianismo nascente.