Este livro aborda o universo da psicologia, da mitologia e do espiritismo, oferecendo subsídios para o entendimento destes conhecimentos e suas interações em temas que lhes são fronteiriços, sobretudo sobre o homem de hoje e de seu futuro. Para reunir os conhecimentos destes três saberes, cujos conteúdos tratam das profundezas da natureza subjetiva e transcendente do ser humano, é necessária a percepção da própria singularidade espiritual, indo além das crenças que alicerçam as estruturas da personalidade para reunir diferentes paradigmas e atingir a compreensão da natureza essencial do ser humano.
Fruto da inquietude filosófica e dos questionamentos internos mais e menos comuns, a obra contextualiza as lições cristãs, considerando os avanços da ciência e a realidade na qual estamos inseridos, levando-nos, como espíritos que somos, à liberdade de um voo em busca de nossa transcendência. Constitui-se, portanto, de uma proposta de reflexão para refundir o pensamento e a abertura de novos entendimentos a respeito da vida, dos processos existenciais e da totalidade da qual o ser humano faz parte.
O autor interpreta as falas de Jesus constantes nos textos bíblicos, contribuindo para o entendimento da maravilhosa doutrina que o mestre deixou. Cristo, o maior mensageiro da paz e do equilíbrio psíquico, viveu o amor em sua forma mais sublime. Sua mensagem transformadora é diretriz segura aos que buscam a paz e felicidade eternas. Embora seja continuação dos outros volumes, a leitura desta obra pode ser feita de forma independente, pois trata de interpretações livres dos ensinamentos de Jesus que constam no evangelho de Mateus. Série composta por sete volumes, com os subtítulos: "O arquétipo humano", "O arquétipo do amor", "O evangelho do amor", "O arquétipo divino", "O evangelho vivo", "O arquétipo espiritual" e "O arquétipo da paz".