Entre as várias questões elaboradas se percebe o interesse pelo melhor entendimento da vida, desde a aplicação dos processos educacionais infantil até a madureza. Dentre outros temas, trata sobre os períodos da gestação humana e as novas tendências do movimento espírita. Tópicos que perpassam por vários fenômenos que rodeiam a criatura humana nas experiências do mundo, clareando o raciocínio nas luzes do consolador prometido por Jesus.
Camilo desenvolve ensinamentos importantes de "O Livro dos Médiuns", com simplicidade e profundidade ao mesmo tempo. Leva a reflexões muito felizes sobre pontos pouco explorados da mediunidade: fenômenos produzidos pelas propriedades do perispírito, influência do organismo na mediunidade, a inconsciência dos médiuns, regressão nos médiuns e nos desencarnados. Aponta ainda aspectos novos acerca de questões bastante conhecidas: animismo, atendimento fraterno nos centros espíritas e medo dos Espíritos. Texto surpreendente, que traz grande contribuição para os estudiosos interessados na teoria e prática da mediunidade.
Variados e especiais valores da existência humana são apresentados nesta destacada obra, que oferece reflexões que alimentam a alma e orientam diante das dúvidas que surgem nos passos da evolução terrena. O Espírito Benedita Maria é homenageado no além como a Alma do Bem, por sua dedicação e amor ao próximo, amor que também devotou ao seu conhecido filho, o doutor em educação, extraordinário orador, médium e escritor Raul Teixeira. Pela psicografia de Raul, a venerável Benedita aborda temas importantes e oportunos, como a posição frente ao uso dos progressos tecnológicos, o lar e a importância dos filhos, a grandeza da mulher e a sua função de mãe e as consequências dos vícios e das virtudes.
A conduta espírita não varia para agradar um ou outro, ela reflete a verdade! O benfeitor Francisco de Paula Vitor conhece bem a situação atual do nosso mundo e escreveu textos diretos, bem densos e fortes, trazendo temas de muita importância para nossas vidas. O livro exalta as lições de Simão Pedro, o qual nosso Padre Vítor chama de Atalaia Cristã, remetendo aos profetas do antigo testamento que eram chamados atalaias de Deus, por serem responsáveis por vigiar e alertar o povo. Pedro, nos dias de hoje, é nosso sentinela de Cristo, incumbido desse alerta a nossa sociedade dispersa. Precisamos encontrar o rumo do Cristo imediatamente, viver diariamente seus ensinamentos, e este livro é um farol para nos iluminar nessa jornada.
Dona Cândida se levantou pela manhã e foi ao galinheiro, alimentar as aves. Lá, percebe que dos ovos que tinha colocado no ninho de sua galinhola para chocar, uns estavam quebrados e outros haviam sumido. Ficou preocupada, sem imaginar o que teria acontecido. Chamou Pedrinho, um dos seus filhos, questionando-o sobre o fato. O menino, do tipo simpático, carinha de travesso, engraçado e que adorava subir nas árvores do quintal e amarrar o focinho das cabras e bicos das galinhas, negou ter feito qualquer coisa. Não conseguindo convencer a mãe, assume suas atitudes e relata os fatos, chorando e demonstrando arrependimento. Será que a mãe o compreendeu ou aplicou um castigo? A verdade é um bem a ser cultivado. Ela é como a flor, perfumada e colorida, que dá sossego à consciência e mais beleza à vida.
Mensagens contendo formidáveis riquezas, permitindo sempre mais aproximar o ser ao momento de plena libertação com Jesus. A cada dia, o espírito terrestre avança ao encontro do excelso Pai, deixando para trás a decadência, ignorância e deficiência no campo das coisas materiais. Por outro lado, surgem as lamentáveis carências no campo da vida moral e progresso dos sentimentos, nos quais a massa humana se vê com perturbador atraso. Alguns dos temas: Tempos novos, Leis e homens, Sofredores inconscientes, A caminho da paz, O poder da palavra, Teus talentos, Relação com os pais, O jovem e a mediunidade, Influência espírita, Esforço pessoal, Filhos com deficiência, dentre outros.
Considerando as dificuldades humanas em aproveitar o valoroso tempo que lhes é dado na Terra, este trabalho apresenta sugestões de como pautar o cotidiano, a fim de incitar reflexões e aliviar sofrimentos e angústias. Alguns dos temas abordados: família, contratempos, aborrecimentos, calma, remorso, inveja, lamentação, saúde, entre outros.
Mari era uma lagartinha com muita vontade de aprender coisas novas, crescer e ser feliz. E foi exatamente essa vontade que lhe ajudou a enfrentar diversos perigos, transformando-se na linda borboletinha da perninha cor de rosa. Quer saber mais sobre a Mari? Então mergulhe nesta história!
Liena, Riena e Tiena eram três irmãs hienas e gastavam toda sua energia e criatividade elaborando planos para pregar peças nos amigos, habitantes do Cerrado Espinhoso. Divertiam-se com as encrencas que criavam para os outros animais, até chegar o dia em que se viram do outro lado da história.
Valendo-se de citações da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, propõe profundas reflexões acerca do modo de vida, responsabilidades e escolhas sobre assuntos íntimos do indivíduo. Mensagens iluminadas que oferecem orientação, conforto, consolo e incentivo ao bem, cuja fonte principal é Jesus, o mestre e sol maior de nossas vidas.
Raulzinho era um menino muito esperto, alegre e curioso. Desde cedo, descobriu que podia ver e sentir os espíritos. O que ele fez com esse dom? Como sua família reagiu? Conheça a bela história de Raul Teixeira, importante figura do movimento espírita brasileiro, e interaja com a narrativa, contando um pouco das suas experiências também!
Endereçado aos jovens, apresenta reflexões e abordagens sobre temas atuais, propondo uma parada na excitação cotidiana, que tantas vezes levam ao sofrimento. Evidenciando responsabilidades e compromissos trazidos do plano espiritual à vida terrena, aborda temas como: drogas, acidentes automobilísticos, genitores, suicídio, liberdade e outros, atinentes ao estágio da juventude.
Pingo e Espoleta eram amigos inseparáveis. Sempre em busca de novas diversões, um dia resolveram conhecer a perigosa colina Escorregadia e acabaram entrando em apuros. Foi assim que os jovens pinguins aprenderam a obedecer regras e não ultrapassar limites.
Gero amava brincar com seus amigos, os outros golfinhos. Gostava mais ainda quando vencia nas competições de salto, o que era muito frequente. Não se preocupava se seu comportamento incomodava os outros, apenas queria vencer. Mas, para sorte de seus amigos o tio de Gero, Guliver, ajudou-o a entender a importância da empatia para garantir a saúde nas relações sociais.
Analisa questões que surgem no dia a dia, para as quais nem sempre encontramos respostas satisfatórias. Baseando-se na doutrina espírita, trata de temas como barriga de aluguel, planejamento divino, evolução do psiquismo no reino mineral, homossexualidade, transexualismo, depressão, mortes violentas, entre outros, cujos fundamentos necessitam de uma abordagem que vai do simples ao complexo.
Resultado da íntima convivência com Raul Teixeira, o autor desta obra percebeu quão grandiosa fora a missão que a espiritualidade depositou no aclamado médium e expositor. Assim surgiu o anseio de publicar este livro, que retrata vários momentos da vida de Raul. Desse modo, não sucedará, como ocorreu com outros, a ausência de registros biográficos deste importante personagem do Movimento Espírita.