Neste empolgante romance, o Espírito Lucius nos remete aos luminosos momentos vividos pela humanidade no tempo de Jesus, envolvendo o senador Publius Lentulus, sua esposa Lívia, Zacarias, Fúlvia e Pilatos, entre outros. Através de seus dramas e experiências, o leitor sentirá que, apesar de todas as nossas quedas e erros, o amor nunca nos abandona ao desamparo, ajudando-nos a sair dos abismos aos quais somos projetados por nossa ignorância.
Ethan, casado, pai de Tomás, três anos, vê sua vida desmoronar-se ao receber o diagnóstico de uma doença em estágio terminal. As regras – antes – conhecidas – do seu pequeno mundo particular, constituído pela rotina de um homem comum, com o singelo objetivo de viver ao lado da esposa e do filho, simplesmente deixarão de existir. A sentença de morte recebida cria um profundo abismo em sua existência, dividindo-a em duas partes: o maravilhoso antes e o incerto depois. Então, decide adaptar-se ao inevitável e escreve ao filho uma longa carta, que acaba sendo descoberta somente no futuro, mais de uma década após a sua morte. E o jovem pai lega a Tomás o seu passado, contando-lhe, nessas páginas, a história da “menina dos livros”, um relato inspirador, repleto de ensinamentos. Por meio dela, Ethan revela ao filho suas alegrias, seus medos, suas angústias, enfim, a vida de alguém que vê a morte aproximar-se dia após dia.
Situada no nº580 da avenida Houdini, uma ilha de tranquilidade diante do caos da cidade grande, a mansão dos Barnes Bonadini ostenta uma grande escultura de aparência inacabada, cuja autoria é atribuída ao diabo. Sob a batuta da governanta Kíria, a dama de ferro do lugar, a casa guarda segredo sobre a personalidade do problemático filho do casal Barnes Bonadini. Atormentado por pesadelos recorrentes, Ralf Barnes regressa do estrangeiro disposto a acertar as contas com o passado da família. Ao mesmo tempo, Jeremias Cruz começa seu trabalho como motorista temporário na mansão. Ambos se encontram no ponto de virada de uma jornada que ainda desconhecem, e a verdade junta às peças, como em um quebra-cabeça, demonstrando que ninguém se perde de ninguém, e que o perdão pode não extinguir o débito, mas, com certeza, é passagem para o recomeço.
Comovente história de uma família de alemães, os Müller, e de uma família de judeus, os Rosenstain, unidas por fortíssimos laços de amizade e às voltas com o temor pelas ideias de Hitler e pela já anunciada perseguição ao povo judeu. A família Rosenstain foge para a Polônia, enquanto os Müller, apesar de alemães, sentem-se ameaçados pelo autoritarismo do major Henz, que determinara que Eva, jovem enfermeira, filha de Karl e Catherine Müller, fosse integrada à Juventude Hitlerista. A partir daí, inicia-se a história de Eva que, durante a guerra, a serviço do exército alemão, decidida a encontrar e auxiliar a família Rosenstain, consegue ser transferida para a Polônia, onde se vê obrigada a servir no campo de concentração de Auschwitz. Eva dedica-se, por todos os meios ao seu alcance, auxiliada pelo Espírito Sebastian, seu avô, a levar um pouco de esperança, em ambos os planos da vida, aos prisioneiros, encarnados e desencarnados, homens, mulheres e crianças, daquele local de insólito terror. Apesar do forte tema, um romance de cativante leitura, permeado de muita ação, espionagem e, principalmente, do exemplo de Eva, detentora de imensurável caráter altruísta, em benefício dos prisioneiros e firmemente disposta a resgatar a jovem amiga e seu filho do tenebroso gueto em que se encontravam confinados.
O velho sabe que, ao compreender a vida, vencerá a morte, não por força de ela não o abater, mas por saber que irá vencê-la pelo destemor. Será possível um homem de avançada idade, sem família, semianalfabeto, sem instrução, encontrar respostas para as diferenças sociais, a morte, a imortalidade do Espírito e seu destino? De oitenta e sete anos de idade, sobrevivente catador de sucata, plenamente convicto da existência de Deus, voltado tem o pensamento nessa procura. Vivendo das lembranças da esposa e do filho, já falecidos, e com a esperança de encontrá-los um dia no Além, busca a tão almejada verdade e, finalmente encontrando-a, constata por si mesmo que, de tão lógica e simples, ela se encontra acessível a qualquer criatura de Deus. Caminhando com o velho Ernesto no seu dia a dia e aprendendo com seu raciocínio simples, lógico, e com seu coração repleto de bondade, o leitor encontrará respostas às mais frequentes dúvidas do ser humano. Permita-se envolver também com o incrédulo médico Leôncio, o jornaleiro Antonio, o padre José, e muitos outros notáveis componentes dessa tocante e esclarecedora história.
Inglaterra, século XVIII. Um grupo de clérigos, com ideia fixa de poder, aplicava penas assustadoras, agindo de acordo com seus interesses e seguindo as diretrizes da Inquisição. Implantavam, no local, um clima de desconfiança e medo. Thomas, uma pessoa dirigida somente ao bem, indignado com os acontecimentos frequentes, decide lutar contra as injustiças e, com a ajuda dos freis Mathias e August, busca caminhos que sua fé e intuição lhe indicavam. Entre tantos desacertos, surge o bispo Philip, perdidamente apaixonado por uma linda jovem, filha da família Polinski, e Thomas vê-se às voltas com mais um grave caso de abuso de poder, descobrindo que, quando nada mais parece ser possível, o verdadeiro compromisso com Deus e a inabalável confiança em Seus desígnios despertam no homem de bem os meios necessários para restaurar os caminhos do amor, da liberdade e da paz, conforme exemplificou Jesus.
Em uma noite escura e fria da grande cidade, três pessoas se encontram em um viaduto, a tempo de evitar uma tragédia. São elas Carmem e sua amiga Norma, pertencentes à classe alta da sociedade, e um desconhecido que para lá se dirigira, apenas obedecendo ao forte pressentimento de que algo de muito grave poderia estar acontecendo naquele local. Eliana, filha de Carmem, disposta a pôr um fim à própria vida, acaba sendo demovida do malfadado intento num emocionante diálogo com o rapaz. Apesar de não se conhecerem, bastou um olhar, um sorriso e uma palavra, para que percebessem que não eram totalmente estranhos uns aos outros. Esse sentimento, a princípio incompreensível, é a tônica desta comovente história, que comprova que o amor pode vencer todas as barreiras.
A serviço do bem, em zonas umbralinas do plano espiritual, uma colônia foi construída como ponto de partida para caravanas socorristas, com a finalidade de amparar Espíritos sofredores, encaminhando-os ao tratamento adequado no Hospital Jesus Nazareno. Este hospital, localizado na colônia espiritual Nova Aurora, também conhecida por Cidade Fraterna, é um oásis de luz no combate às trevas da ignorância. Com a coordenação de colaboradores do Plano Maior, Espíritos socorristas percorrem a escuridão dessa pesada atmosfera, envolvidos em um trabalho caridoso e de recuperação, pois, diante da misericórdia Divina, não há castigos ou privilégios. Uma história comovente e esclarecedora sobre almas que, arrependidas de caminharem pelos difíceis atalhos da ilusão e do erro, por íntima escolha, decidem tomar novo rumo na senda libertadora.
Uma mulher de olhar frio e complacente, julgava-se hábil e esperta a ponto de manipular a todos com sua exuberante beleza, escondendo, em seu íntimo, uma insaciável ganância por riqueza e domínio. As escolhas na vida de Clariana eram sempre voltadas para suprir os seus desejos e paixões momentâneas. Tais atitudes faziam com que permanecesse ligada aos seus credores e parceiros de reencarnações passadas, num rastro de vícios, ódio e vingança. No entanto, a bondade Divina nunca nos abandona, fazendo-se presente em lugares e por meio de pessoas que, muitas vezes, nem imaginamos e tendo por objetivo principal o despertar para os caminhos do amor ao próximo.
José Garcez é o patriarca de uma tradicional e bem-sucedida família de descendentes espanhóis. Na fazenda Mar de España, a vida seguia seu curso, embalada pelo canto suave e entorpecedor da rotina, até que um ato intempestivo transforma para sempre a existência daquelas pessoas, fazendo-as perceber que são necessários anos de muita dor e sofrimento para reparar um único instante. A história de uma família que precisa enfrentar a dor da perda, suportar a tortura imposta pelas mãos inclementes do remorso e pelos dedos acusadores da culpa, para compreender o caminho da redenção.
É possível superar traumas do passado? Qual o peso do racismo? História de superação de Miriam, uma bela mulher negra que, desde a infância, sofreu com o preconceito. Ela passa por inúmeros obstáculos e humilhações para, finalmente, encontrar a paz interior. Como lembrar do passado sem nenhuma mágoa?
Com a finalidade de conseguir dinheiro para o sustento e solução dos problemas de sua família, Fernando, um pai desesperado, envolve-se com atitudes ilegais de grande proporção. Desconhecendo a situação do esposo, Dália reclama constantemente da penúria que envolve toda a família, ao mesmo tempo em que Tadeu, o filho pré-adolescente, sentindo inexplicável aversão, vive num atrito constante com o pai. A luta de uma família frente a seus desejos e necessidades. As leis de causa e efeito atuando na vida presente e depois da morte. Um reencontro de Espíritos ligados por fortes laços de variados sentimentos, rumo à evolução.
Na antiga Roma, os poderosos impunham sua força sobre os mais fracos, principalmente contra os cristãos, chegando a sacrificá-los nas arenas, num espetáculo de sangue e lágrimas. Neste cenário, em Pompeia, vivia Virgínia. Desde sua adolescência, sofria com os mais diversos abusos de seu padrasto, um soldado da centúria, arrogante e possessivo. Sequiosa por uma vida de luxos e possuidora de admirável beleza e sensualidade, a jovem conseguiu facilmente infiltrar-se em uma rica e nobre família, libertando-se do detestável padrasto. Ainda assim, vivenciou muito sofrimento, perseguições e quedas, mas acabou por encontrar, na alma sensível e amorosa de um escravo, a elevada oportunidade de absorver os ensinamentos cristãos, para o verdadeiro amor.
Zuriv, considerada feiticeira na Idade Média, servira a muitos, inclusive a autoridades religiosas com suas poções herbáticas causando mortes e abortos. Por isso, acabou sendo incriminada na Inquisição e queimada viva. No século 20, após anteriores reencarnações de sofrimento Svelva, a feiticeira de outrora, tem a oportunidade de resgatar, na Terra, os males cometidos no passado. Inicialmente cercada por obsessores, trava dura luta para manter viva a chama da vontade de evoluir e eliminar as nódoas criminosas que a oprimem no íntimo, mesmo sem as lembranças do pretérito criminoso. Ela terá a coragem suficiente? Não mais se perderá pela ambição desmedida, desejos de poder e da luxúria?
Jeremiah nutria imenso ódio por Enoch ben Moses e, com sua incontrolável sanha assassina, passou quase toda a vida tentando destruir a vida e família daquele que tanto rejeitava. No afã de construir uma nova vida a família Ben Moses, aprendiz dos ensinamentos de Jesus através das secretas reuniões cristãs, fugiu para Jerusalém. Mas, a maldade não conhece fronteiras e a tentação da vingança persegue a todo instante os homens, por mais conhecedores que sejam das lições do mestre Nazareno, principalmente quando o ofensor insiste em ferir cada vez mais, seja por atos concretos ou, o que é pior, encoberto pelas sombras através das lâminas cortantes da calúnia. Como lidar com tanto ódio? Enoch deverá se manter fiel às palavras do Cristo, para alcançar a redenção.
Trilogia composta por três romances que remetem aos luminosos momentos vividos pela humanidade no tempo de Jesus. O espírito Lucius aborda assuntos como os processos de resgate nas regiões espirituais inferiores, o amparo luminoso do mundo invisível na hora do sacrifício e a importância da bondade como fator de vitória nas lutas de cada dia. O leitor conseguirá entender a magnitude do criador, que conduz a evolução das criaturas sempre com muita compaixão.