Reunindo em pequenos textos, o Autor Espiritual nos traz profundas reflexões sobre diversos assuntos da vida cotidiana. Excelente para a realização do culto do evangelho no lar.
Dr. Inácio Ferreira, quando encarnado, diretor clínico do Sanatório Espírita de Uberaba, sempre foi um dos maiores defensores do Espiritismo, enfrentando, à época, o fanatismo e o preconceito de quantos se lhe faziam adversários ferrenhos. Agora, do Outro Lado da Vida, Dr. Inácio prossegue na mesma lida para que o Espiritismo continue a ser a revivescência do Evangelho de Jesus, lutando contra aqueles que, encarnados ou desencarnados, tentam deturpar os seus abençoados Princípios.
Romance em que Irmão José discorre sobre a vida de Nicodemos, o célebre doutor da lei, que se fez amigo de Jesus e defendeu os cristãos perante as acusações do Sinédrio, e a quem o Senhor confiou um dos ensinamentos mais explícitos sobre a reencarnação, que figura nas páginas do Evangelho de João. Emocionante a sua amizade com Gamaliel, com José de Arimateia, o seu conhecimento de João Batista, entre os essênios, e, por fim, a beleza de seu encontro com Maria, mãe de Jesus, em Nazaré, na Galileia.
Altamente significativas as palavras de Maria de Nazaré, mãe de Jesus, e considerada mãe de toda a humanidade, pronunciadas logo no início do ministério público de seu Amado Filho, nas Bodas de Caná, na Galileia. Antes que o Cristo demonstrasse o que viera fazer, revelando-se aos homens na condição do Messias ansiosamente esperado por tantas gerações, Maria, com o seu coração maternal, já nos recomendava que fizéssemos tudo o que Ele nos dissesse, e que o Senhor, através de seu Evangelho, todos os dias, continua a nos dizer... Neste livro, o Dr. Inácio Ferreira nos mostra as tristes consequências de nossa desobediência secular Àquela que, sendo mãe de nosso Amado Mestre, também é nossa mãe.
Maria Modesto Cravo descortina novos horizontes da vida do Espírito no além e nos fala sobre suas tarefas na Casa Maria de Nazaré, instituição fundada por ela no mundo espiritual. Em seus relatos, descreve seu trabalho junto às irmãs que deixaram o corpo após terem sofrido as mais acerbas provações na Terra, abordando temas ligados às mais diversas situações de opressão, que, ao longo do tempo, muitos Espíritos vêm sofrendo, vítimas da ignorância humana.
Aborda a essência do espiritismo, que surgiu na Terra para concretizar a promessa de Jesus em torno do advento do Consolador. Enfeixa, em síntese, os conceitos basilares desta doutrina, oferecendo orientações reflexivas que inspiram a confiança necessária para enfrentar as dificuldades cotidianas e as lutas da existência. Alguns temas abordados: escolhas, oração, depressão, riqueza, religião, provações e educação.
A obra analisa os versículos que, habitualmente, têm sido menos estudados no Evangelho, extraindo-lhes o extraordinário conteúdo de luz. Páginas que consolam, esclarecem, inspiram e encorajam, diante das adversidades que surgem ao longo da jornada evolutiva.
Muito embora, todos tragam, na individualidade, as personalidades que foram animadas em existências passadas, é preciso se desprender de experiências pretéritas para que a jornada evolutiva não seja prejudicada. Os problemas existenciais acumulados no curso das muitas reencarnações exigirão tempo a fim de que sejam sanados e, para isso, o espiritismo oferece oportunas lições acerca das leis divinas, auxiliando o processo de compreensão sobre a vida eterna, especialmente o que envolve a lei de causa e efeito, relacionando-a com as provas e expiações pelas quais passamos. Este trabalho oferece palavras de luz e de esclarecimento que incentivam à conscientização acerca do que encontraremos ao longo da caminhada terrena. São reflexões que contribuem efetivamente para a pacificação dos egos.
O autor espiritual, conhecido médium de grandes tarefas no Movimento Espírita, dedicado tarefeiro que conquistou a confiança de Chico Xavier, apresenta nesta obra importantes lições. Spartaco realmente se empenhou em ser o verdadeiro espirita. Pelo relato de suas diversas e interessantes experiências, o leitor e estimulado a importantes reflexões que incentivam a mais trabalhar na seara do bem.
Os Espíritos Superiores disseram a Allan Kardec que o mundo espiritual é o nosso mundo normal e primitivo. Será que, de fato, já conhecemos esse mundo? Há informações suficientes sobre o que nos espera na vida além da morte do corpo carnal? Dr. Inácio Ferreira, à luz dos novos conhecimentos científicos no campo da Física, mostra que o mundo espiritual não passa de termo genérico para designar as infinitas moradas da Casa do Pai. Afinal, que mundo espiritual habitaremos ao deixarmos o corpo grosseiro, após a inevitável desencarnação? Em forma de diálogo, este trabalho modificará por completo o entendimento a respeito da vida no outro lado da vida.
Paulino Garcia narra suas vivências no plano espiritual. Aborda fatos como erraticidade, que é umbral?, doação de órgãos, desencarnação e muitos outros.
Emocionantes relatos de vivência espiritual, intensamente empenhada na própria libertação, vencendo o alcoolismo escravizante e destruidor, buscando desenvolver as melhores possibilidades recebidas na existência, de forma digna. Exemplo do trabalho de realizações superiores a que todos estamos vinculados, em face da vida imortal.
Estudo comparativo e convergente da vida e obra de Allan Kardec e Chico Xavier, demonstrando, segundo conclusão do autor e outros importantes depoimentos, tratar-se do mesmo espírito, em duas épocas distintas, dando cumprimento à mesma tarefa sob a égide do Cristo.
Os capítulos iniciam com uma questão de O Livro dos Espíritos, comentada por irmão José. Alguns dos temas estudados: espírito e matéria, morte e renovação, flagelos destruidores, recepção mediúnica, blindagem espiritual, conflitos do sexo, a questão do carma, herdeiros do passado, espíritos errantes, pluralidade dos mundos, hora da morte, entre outros. Lições preciosas para bem se aproveitar as experiências diárias, muitas vezes aflitivas, mas que propiciam meios de enriquecimento interior e crescimento espiritual.