A obra procura mostrar o quanto somos comandados por nós mesmos, ou seja, pela nossa maneira de pensar e tantas vezes nos deixamos influenciar por aquelas mentes que nada querem com o conhecimento da Verdade. O homem, no mundo físico e, principalmente, no mundo moral, torna “real” o que elabora em sua cabeça, posto que, na condição de criatura do Criador lhe é dado exercitar-se na faculdade de criar e recriar, fazer e desfazer, indefinido número de vezes, com o intuito de que sua obra venha a se identificar com a Obra do Criador.
Irmão José retorna novamente ao nosso convívio para comprovar que o céu nos escuta e nunca deixa de responder aos nossos questionamentos. Que estejamos preparados para ouvir e compreender.
Aborda a essência do espiritismo, que surgiu na Terra para concretizar a promessa de Jesus em torno do advento do Consolador. Enfeixa, em síntese, os conceitos basilares desta doutrina, oferecendo orientações reflexivas que inspiram a confiança necessária para enfrentar as dificuldades cotidianas e as lutas da existência. Alguns temas abordados: escolhas, oração, depressão, riqueza, religião, provações e educação.
Em companhia do Dr. Inácio Ferreira, Odilon Fernandes, Maria Modesto Cravo, Manoel Roberto, Domingas, Paulino Garcia, enfim, de toda a equipe do Hospital dos Médiuns, realiza-se, através deste trabalho, agradável e dinâmico estudo sobre o livro "A Gênese", de Allan Kardec. Acompanhando a evolução do princípio inteligente, desde seus primórdios sobre a Terra, compreende-se que, sendo universal, a reencarnação acontece em todas as dimensões que a vida se expressa, tanto nos planos de matéria mais densa quanto nos de matéria mais rarefeita, ou seja, a reencarnação no mundo espiritual.
Paulino Garcia apresenta informações e esclarecimentos sobre a vida espiritual, tratando de temas como: existencialismo espírita, vida e consciência, a igreja e a reencarnação, fenômenos ambientais, sexo e amor, criações mentais, prece intercessória, construção da memória, noções de mediunidade, entre outros. Assuntos atuais, com abordagens à luz dos ensinamentos espíritas.
Em "O livro dos Espíritos", Kardec indagou na questão número 668: "Os fenômenos espíritas, sendo produzidos desde todos os tempos e conhecidos desde as primeiras eras do mundo, não podem ter contribuído para a crença na pluralidade dos deuses?" Os Espíritos superiores responderam com precisão: "Sem dúvida, porque os homens, chamando Deus a tudo que era sobre-humano, os Espíritos lhes pareciam deuses, e, também por isso, quando um homem se distinguia entre os demais pelas suas ações, pelo seu gênio ou por um poder oculto, que o vulgo não podia compreender, faziam dele um deus e lhe rendiam culto após a morte."
Rica seleção de trechos de correspondências que por mais de dez anos Chico Xavier manteve com o casal Baccelli. Lições e ensinamentos valiosos abordando temais como Mediunidade, Vida, Disciplina, Amor, Doutrina, Jesus, Ideal, Caridade, Perseverança, Trabalho, Livro Espírita, União, Luta, Esperança, Paz, Amizade, Dever, Fé, dentre outros. Palavras sábias de quem sempre teve muito a ensinar e o fez com humildade de amor!
O homem não é feliz porque, na adversidade, reclama excessivamente. Lutando pouco ou muito, queixa-se sempre, rebela-se contra a provação e se coloca na posição de vítima. Não possui autocrítica, não se aceita como é e não se contenta com o que tem. Ambiciona o que não é seu, inveja o sucesso alheio e não se interessa pela autossuperação. Cumula o Céu de exigências, espera por privilégios e deseja colher sem plantar. Não ama e quer ser amado. Não sabe esquecer ofensas, desperdiça o valor do tempo, vive ilhado em si mesmo não estende a mão aos semelhantes. Afinal, é possível transformar este quadro? Como adquirir a consciência da transformação necessária para ser feliz? Esta obra traz orientações e diretrizes aos que buscam o caminho do autoconhecimento e da reforma íntima. Alguns assuntos abordados: suicídio, tristeza, mediunidade, paciência, depressão, culpa e egoísmo.
O Espírito vem atravessando, na Terra e no Mundo Espiritual, momentos decisivos. Aferição de valores, êxodo de espíritos rebelados, imensos conflitos no campo do pensamento. Surgem, então, novos questionamentos em torno do ser, do destino e da dor. Como agir nesta hora, a fim de não sucumbir aos testes e provações que se multiplicam? É possível nos prepararmos? Como será o mundo do amanhã? Considerando as lutas travadas pelos Espíritos, individuais e coletivas, Irmão José oferece abordagens que esclarecem e orientam para que possamos nos manter atentos nesta hora de transição.
Mesmo sendo muito debatido por vários estudiosos no mundo todo, o tema transgênero ainda é tratado com muito preconceito, muitas vezes, devido à grande desinformação. Mesmo entre muitos espíritas, o assunto ainda é tratado como tabu. Por isso, Dr. Inácio Ferreira, através de diálogos simples, aborda o assunto e esclarece as dúvidas e as inverdades que o envolvem, oferecendo oportuna compreensão a partir da perspectiva espírita.
Maria Modesto Cravo descortina novos horizontes da vida do Espírito no além e nos fala sobre suas tarefas na Casa Maria de Nazaré, instituição fundada por ela no mundo espiritual. Em seus relatos, descreve seu trabalho junto às irmãs que deixaram o corpo após terem sofrido as mais acerbas provações na Terra, abordando temas ligados às mais diversas situações de opressão, que, ao longo do tempo, muitos Espíritos vêm sofrendo, vítimas da ignorância humana.
Preces são flores que balsamizam, aliviam, encorajam e curam. Este livro apresenta preces cultivadas com otimismo e paz, convidando-nos a conhecer um jardim de valiosas reflexões inspiradas pelo amor e misericórdia divina.
Desde a revelação espírita, muitos foram os missionários que atuaram no campo do bem, mas nem todos cumpriram suas tarefas. Quais foram as dificuldades? Por que o espiritismo não desabrochou no continente europeu e por que o Brasil é apontado como coração do mundo e Pátria do Evangelho? Ao abordar a vida no além, bem como os bastidores espirituais do surgimento do espiritismo e a repercussão de sua chegada ao redor do mundo, Inácio Ferreira apresenta os esforços da espiritualidade e daqueles que, encarnados, tiveram o papel de disseminar e fortalecer a mensagem cristã, propondo a devoção ao cristianismo redivivo.
A obra analisa os versículos que, habitualmente, têm sido menos estudados no Evangelho, extraindo-lhes o extraordinário conteúdo de luz. Páginas que consolam, esclarecem, inspiram e encorajam, diante das adversidades que surgem ao longo da jornada evolutiva.
Muitas almas, diante das dificuldades que se apresentam na jornada evolutiva, acabam se afastando do caminho do amor e da plenitude, confundindo seus propósitos. Para reencontrar o sentido da vida, é preciso deixar que Jesus assuma o comando, guiando nossos passos e confortando os corações que pesam com os erros e a culpa. As palavras do Mestre são diretrizes que apontam para a porta que dá acesso à verdadeira felicidade. Alguns temas abordados: calma, felicidade, egoísmo, paz, caridade, cura, entre outros.
Estuda a personalidade de Allan Kardec e analisa sua nobre missão durante os anos que viveu na Terra. Uma grande polêmica surgiu com a crença de que Chico Xavier e Kardec são o mesmo Espírito, porém o tema não é simples e envolve questões que conduzem a um terreno bem mais amplo, que contempla os fundamentos do espiritismo e seu perfeito encadeamento histórico, a partir do mais meticuloso planejamento do Plano Espiritual Superior. Tanto os estudiosos espíritas quanto o grande público encontrarão, nesta obra, reflexões apuradas, exames judiciosos e apontamentos de valor documental, que contribuem para o entendimento acerca da jornada destas importantes figuras do espiritismo.