O homem não é feliz porque, na adversidade, reclama excessivamente. Lutando pouco ou muito, queixa-se sempre, rebela-se contra a provação e se coloca na posição de vítima. Não possui autocrítica, não se aceita como é e não se contenta com o que tem. Ambiciona o que não é seu, inveja o sucesso alheio e não se interessa pela autossuperação. Cumula o Céu de exigências, espera por privilégios e deseja colher sem plantar. Não ama e quer ser amado. Não sabe esquecer ofensas, desperdiça o valor do tempo, vive ilhado em si mesmo não estende a mão aos semelhantes. Afinal, é possível transformar este quadro? Como adquirir a consciência da transformação necessária para ser feliz? Esta obra traz orientações e diretrizes aos que buscam o caminho do autoconhecimento e da reforma íntima. Alguns assuntos abordados: suicídio, tristeza, mediunidade, paciência, depressão, culpa e egoísmo.
Nestas obras, encontraremos as palavras de Chico Xavier como um roteiro seguro àqueles que desejam melhor servir na condição de fiéis intérpretes da verdade imortalista que é o evangelho de Jesus Cristo. São orientações e diretrizes aos que buscam o caminho do autoconhecimento e da reforma íntima.
Nesta obra, de leitura extremamente agradável, o Dr. Inácio Ferreira, escrevendo com a espontaneidade que o caracteriza, nos transmite profundas lições no campo do autoconhecimento com Jesus, nas bênçãos da doutrina libertadora que é o espiritismo. Para quem busca sempre ser mais, a fim de, um dia, poder dizer "Eu Sou", a sua leitura é imprescindível.
Disse Jesus: A fé, do tamanho de um grão de mostarda, é capaz de remover montanhas! Esse trabalho tem por objetivo fazer com que aumentemos nossa fé e sejamos capazes de superar, por mais pesados que sejam, todos os obstáculos da vida cotidiana. Enfrentar e vencer as lutas mais árduas, não permitindo que o desânimo e o comodismo impeçam de seguirmos adiante e perseverar na construção espiritual interior. Alguns dos temas abordados: fé e sinceridade, servir com alegria, testes de paciência, depressão útil, pensamentos obsessivos, na escolha das provas, o seu corpo, exigente instrutor, a mensagem do pão, faça o seu dever de casa, médium doutrinador.
O Espírito vem atravessando, na Terra e no Mundo Espiritual, momentos decisivos. Aferição de valores, êxodo de espíritos rebelados, imensos conflitos no campo do pensamento. Surgem, então, novos questionamentos em torno do ser, do destino e da dor. Como agir nesta hora, a fim de não sucumbir aos testes e provações que se multiplicam? É possível nos prepararmos? Como será o mundo do amanhã? Considerando as lutas travadas pelos Espíritos, individuais e coletivas, Irmão José oferece abordagens que esclarecem e orientam para que possamos nos manter atentos nesta hora de transição.