A história central deste romance se inicia alguns anos antes da abolição da escravatura no Brasil, e mostra a luta de um grupo de jovens idealistas que cooperaram, dentro de suas possibilidades, para que a escravidão fosse erradicada de nossa legislação.
Ela pôde compreender na vida pós- mortem o porquê de suas recentes decepções e amarguras e isto ajudará o leitor a entender como é valiosa nossa existência e o quanto podemos fazer em prol de nossa evolução e progresso do mundo em que vivemos.
Amália Domingo Soler, o maior vulto do Espiritismo da Espanha, foi trazida até nós pela tradução da professora Rosana Voigt Silveira, neste livro que examina fatos e problemas do nosso cotidiano. Um volume que não podemos deixar de ler.
Relatos de gente simples, que dão exemplos de esperança, amor, recuperação moral e confiança em Deus. Os jovens encontrarão no volume noções de gratidão, honestidade, paciência, amor ao próximo e outros atributos do bom cristão, em forma de histórias. Após cada narrativa, haverá um comentário que sublinham as lições morais.
Composto de trinta histórias destinadas aos pais, educadores e todos aqueles que se preocupam com a educação da criança e sua preparação para os desafios do porvir. Sua linguagem, apropriada à mente infantil, permite que ele seja lido não apenas pelos adultos, que retransmitirão depois seu conteúdo para os pequeninos, como também pelas próprias crianças que tenham chegado à idade de discernir aquilo que lêem.
Este livro é o resultado do trabalho do autor em apresentar um estudo que tratasse da evolução na Terra. Após ter lido um artigo que narrava a história de um julgamento ocorrido nos Estados Unidos, onde um professor era questionado por ensinar aos seus alunos a doutrina evolucionista de Darwim, pesquisou, e proferiu inúmeras palestras, vindo a publicar esta obra que tem por fim, mostrar, à luz do Espiritismo, como se processa a evolução dos seres humanos.
A história narrada neste livro se desenrola na época em que Jesus esteve entre nós, mostrando como o amor ensinado e exemplificado pelo Cristo concorreu para que as personagens pudessem superar seus sentimentos de ódio e vingança pelos inúmeros sofrimentos que lhes foram impostos. A obra nos traz interessantes informações sobre a vida e os atos de Barrabás e Dimas - o bom ladrão crucificado ao lado de Jesus, em um enredo envolvente.
Contos surgirdos a partir de diálogos do autor com inúmeros jovens. Focalizam preocupações e assuntos próprios dessa idade, com o objetivo de despertar atitudes positivas por meio de histórias vivenciadas pelos próprios jovens segundo seus problemas, angústias, dúvidas, esperanças e até mesmo arteirices naturais desta faixa etária para, em seguida, escrever sobre a compreensão espírita dos temas analisados num estilo coloquial e, por isso mesmo, atraente.
A discordância com relação ao papado e ao poder ilimitado atribuído ao papa foi causa de inúmeros cismas (separações) ocorridos no seio da Igreja. Esse assunto, além de atual, é o tema central de O Papa e o Concílio, escrito em 1869 mas ainda discutido, como aconteceu em outubro de 2001, no Sínodo (assembléia) convocado pelo papa João Paulo II. Obra dividida em 2 volumes, que seguem juntos, sendo o primeiro apenas a introdução feita pelo tradutor Rui Barbosa (e que se faz maior que o próprio livro).
Apresenta nesta edição 25 novos capítulos. Bastante apreciado por todos os que o leram, fatos curiosos relacionados com este livro ocorreram em diversos lugares aonde chegou sua primeira versão. Objetos de uma extensa reportagem publicada em abril de 1999 pela revista Veja, intitulada "Os Santos da Nossa Casa", Padre Vítor é um dos sacerdotes mais queridos no meio católico brasileiro, a ponto de integrar um dos 35 processos de canonização ora em tramitação no Vaticano. O livro contém as reminiscências da sua última jornada terrena e uma coleção de mensagens e advertências post-mortem por ele escritas por intermédio desta médium, além de notas biográficas acerca de Adolfo Bezerra de Menezes, Abel Gomes e Anita Borela de Oliveira.