O cientista Louis Pasteur desenvolveu importante trabalho nas áreas da química e medicina. Foi responsável por notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Por meio da história deste grande homem esta obra faz pensar no progresso moral que, certamente, está sendo orientado pelo Alto, além de trazer valioso convite para que, com desprendimento e amor ao trabalho, todos dediquem seu tempo para melhorar o mundo em que vivemos. Integra a série Heróis da Humanidade, composta por "Marie Curie: Coragem, Determinação, Persistência", "Albert Schweitzer - Uma Vida Chamada Amor", "Madre Teresa de Calcutá - Um Lápis nas Mãos de Deus", "Pestalozzi - A Educação Pela Fraternidade" e "Louis Pasteur - Vontade, Trabalho e Êxito".
Com apoio principalmente na Física, o Autor comprova as bases materiais de existência do espírito e suas possibilidades de estabelecer contato com o corpo físico.
Opúsculo em que o autor interpreta a Parábola do Joio e do Trigo. Numa sociedade com tanta maldade, Jesus nos ensina que devemos ser bons, porque a irradiação positiva, mesmo que inconsciente, prepara o terreno para os outros, e ontagia o coração dos maus.
Este livro traz ensinamentos importantes dentro da Doutrina Espírita como Preconceitos, Deus e Cultura, Espiritismo e Sociologia, Alcoolismo, Mentalidade Primitiva, dentre outros.
Valendo-se da história da humanidade, em seus pontos mais singelos e respectivas consequências evolutivas, o autor escreveu estas páginas mostrando que a dor da humanidade precisa de esteio para não descambar no desequilíbrio e revolta.
Coletânea de temas ligados aos mais diversos campos do conhecimento humano, nessa obra abordados à luz da Doutrina Espírita, apresenta numa leitura atenta que o Espiritismo codificado por Allan Kardec não é apenas uma religião, mas um instrumento que pode e deve ser utilizado para a leitura de nossa cultura, conforme demonstra o conhecido autor.