A amizade de dois espíritos, separados temporariamente pela morte biológica e reunidos novamente no plano imortal, traz ao leitor um romance relatando a experiência de trabalho no plano superior para a recepção e atendimento dos que retornam à vida maior. Valorizando os fundamentos doutrinários, a obra traz transcrições da codificação espírita no final de cada capitulo, inclui roteiro de estudos na conclusão e anexa abordagens específicas sobre o tema.
Em texto autobiográfico romanceado, Adilson Lobo relata sua luta diante das dificuldades advindas da poliomielite, objetivando incentivar aqueles que se deparam com os desafios comuns do cotidiano em exemplos de superação a situações simples para muitos, mas complexas e difíceis para as pessoas que possuem limitações físicas. Com participações do escritor Wellington Balbo e psicólogo Valci Silva, os quais acumulam vasta bagagem de conhecimento e experiência no trato com as dificuldades humanas, apresenta casos e exemplos que funcionam como estímulo para se evitar a entrega aos vícios ou à derrota emocional, convidando ao aprendizado continuado para superar problemas e seguir a vida com vigor e confiança. A primeira parte, com Wellington Balbo, traz oito capítulos. A segunda, com Adilson Lobo, dezesseis capítulos. A terceira, intitulada Saber Recomeçar, reúne oportunos textos de outros autores e a quarta, por Valci Silva, enumera casos de superação a drogas e prostituição.
Um grupo de amigos sofre fatal acidente aéreo. Retornam à vida no planeta mediante bem elaborado planejamento reencarnatório que visa a encaminhar-lhes para o aprimoramento moral. A vivência dos personagens identifica-se com o cotidiano humano quanto às aflições, angústias e questionamentos próprios da condição humana. Um romance para reflexões sobre a valiosa oportunidade de viver e aprender.
Relata a vida e atos de Emílio, um homem bom que abdicou da própria personalidade em favor dos irmãos do sertão nordestino, numa demonstração viva do que significa o amor ao próximo. Inteligente, caridoso e consciente da responsabilidade que o compete, apresentou o evangelho moral de Jesus, sentido e vivido. Com isso, buscou aproximar seus irmãos das verdades eternas que devem nortear a vida e fazem abrandar as aflições bastando para isso, a princípio, conhecê-las.
A saga dos Dimanti - moradores de Ficaro, pequena vila da Itália, em tempos finais do império Carolíngeo no século 9 - centra-se em Hermengarda Dimanti, cuja vida foi marcada por vicissitudes e percalços, desde a sua concepção: era vulnerável a febres que a predispunham a turbulências de todos os sentidos, desarmonizando seu equilíbrio natural. Em transe, ela agregava as forças elementares de sua natureza psíquica que, exaltadas, levavam-na a vivenciar inusitados fenômenos. Era comum que de suas mãos saíssem raios luminosos azulados que curavam. Em ocasiões especiais, ela flutuava acima do solo, em levitação. Tais fenômenos desnorteavam de tal modo o clero da época que, para livrar-se da sua incômoda presença, deliberou tomá-la como prisioneira, sob o jugo da igreja. A obra escancara, ainda, a hipocrisia da vida nos mosteiros, onde a prática da pederastia quebrava as regras de castidade e a falta de amor fraterno corrompia os valores do cristianismo primitivo. A atmosfera da sociedade medieval surge em rápidas pinceladas, num relato simplesmente emocionante.
Desde antes de o tempo de Jesus até os dias de hoje, as pessoas ficam intrigadas com predições, previsões, premonições e pressentimentos de fatos que se comprovam posteriormente. Mais ainda quando tais previsões envolvem pessoas comuns, às quais seria difícil atribuir a designação de algum milagre. Nesta obra, questões intrigantes são respondidas: o futuro existe? é possível desvendar o futuro?
Relatos que exaltam a fé, amor e capacidade de superação dos inúmeros desafios do cotidiano, traduzindo sensibilidade e comovendo pelo exemplo dos personagens. Cada história inspira pela postura dos participantes e pela consciência demonstrada ao trilhar os caminhos do Cristo. Alguns temas: A tempestade, O mendigo, Perdas e ganhos, O orador, O jesuíta e o pajé, A honra, dentre outros.