A vida imita a arte e o cinema transpõe para a tela a nossa realidade ou a nossa ficção. Desde sua invenção, o cinema vem retratando a vida humana de inúmeras maneiras, sob diferentes olhares. Doce, amargo, alegre, triste, com final feliz ou não, os filmes são uma fonte muito importante de conhecimento da realidade. Este trabalho traça um paralelo entre a vida real e as tramas cinematográficas, analisando temas como felicidade, espiritualidade, morte e amor, relacionando-os às obras da sétima arte, através de citações e comentários de filmes ligados a cada tema.
Dissertações sobre a vida, suas surpresas e desdobramentos. Crônicas sobre diversos assuntos do cotidiano, destacando sentimentos e lembranças. Alguns dos temas: saudades, natureza, identidade, tempo, dentre outros.
O que eu quero para mim? Que tipo de vida eu vou construir agora, com vistas ao meu futuro? Como poderei aproveitar a atual experiência para construir a minha felicidade de espírito imortal? Que caminho seguir? Alguns dos temas abordados: fases da vida física, emocional, moral e espiritual, adolescência, sexualidade, drogas, religiosidade, entre outros.
O sapo Sapiente sabe que devemos preservar os bens naturais que são preciosos para a vida: o ar, a água, o solo... A poluição causada pelos homens traz severas consequências à vida de todos na Terra. Atitudes simples como gastar menos água, apagar a luz, reciclar e descartar de forma correta o lixo são indispensáveis para ajudar a reverter a situação difícil que os habitantes da Floresta Encantada estavam passando.
Gladis Pedersen de Oliveira, Maria Georgina Valente, Marilene Huff
sinopse
Vivenciando os momentos desafiadores dos dias atuais, com o mundo interligado por redes de comunicação que deveriam aproximar todos os homens, uma boa parte dos pais mostram-se distantes e omissos quanto ao seu papel de educadores dos filhos. Diante deste cenário, esse trabalho reúne itens objetivos e esclarecedores em forma de uma cartilha, listando conceitos e reflexões que se completam e apontam caminhos de como vivenciar com êxito a dinâmica familiar.
Em uma cordilheira localizada no sudoeste da Alemanha, no estado de Baden-Württemberg, um médico brasileiro tem um encontro inusitado com seu guia espiritual, o médico alemão desencarnado Georg Groddek, difundidor e seguidor da Medicina Psicossomática. Em várias reuniões, eles discutem as relações éticas entre médicos e pacientes portadores de câncer. Conceitos de filosofia, psicologia e medicina são desenvolvidos em diálogos fortes, entre os dois personagens deste livro.
Envelhecer ainda assusta muitas pessoas, porém é um episódio natural pelo qual todos passaremos. Esta obra, fruto do trabalho de um grupo que participou de encontros sobre longevidade, realizados no Atheneu Espírita Cruzeiro do Sul, de Porto Alegre, durante quatro anos, aborda o envelhecimento do corpo e suas consequências físicas, emocionais e espirituais. Como proposta de compreensão acerca da longevidade, propõe-se reflexões de temas como ética, amor, espiritualidade, entre tantos outros, úteis aos que buscam compreender a importância de todas as fases da vida.
Aborda o estudo da fé raciocinada, com base na estrutura filosófica do espiritismo e na crítica de Kardec à credulidade cega. O medo se camuflou na fé, gerando uma dramática história de submissão a um Deus tirano, que não poupa castigo aos seus filhos. Quais as raízes da fé dogmática? O que ela vem representando na história da humanidade? Alguns dos capítulos: Ateísmo e materialismo, Compreender antes de crer, O desgosto pela vida, Os perigos da alienação, Kardec e a racionalidade de O Evangelho segundo o Espiritismo, A moral espírita e a fé, entre outros.
Diante da verdadeira epidemia de auto eliminação da vida, através do suicídio, que assola o Brasil, a autora propõe que as entidades espíritas debatam e tratem deste assunto com mais ênfase para que este mal se torne visível e se possam apresentar propostas para esclarecimento de familiares e de pessoas que pensem em matar-se. Para isso, apresenta os alertas dos profissionais de saúde sobre o assunto, onde buscar ajuda, como fazer a prevenção do suicídio e mostra a visão espírita sobre a situação do suicida na espiritualidade.
A audição de uma boa história, bem contada ou lida, oferece estímulos visuais, emocionais, morais e espirituais que instigam a imaginação, criatividade, capacidade de discernimento e crítica, ajudando o ouvinte a ser protagonista de sua própria vida e preparando-o para o saudável exercício de sua cidadania.
O contador de histórias reencontra a criança perdida dentro de si e se plenifica como ser humano. Neste trabalho, encontra-se roteiro claro para aprimorar seu desempenho nessa arte milenar.