O Autor apresenta valioso trabalho de pesquisa voltado para a área filosófica cujo tema é o amor. Veja alguns capítulos: despertar da existência, Amor e convivência, as metades biológicas, sexualidade, dentre outros de grande interesse.
A obsessão é uma infestação da alma, semelhante a infecção do corpo carnal produzida por vírus e bactérias. Este trabalho aborda a obsessão e suas implicações, apontando seu tratamento e a necessidade da união entre a psiquiatria e o espiritismo. Apresenta também valioso estudo sobre o passe, suas origens, aplicações e efeitos.
Herculano esclarece que o conhecimento que faltava à ciência para se estabelecer um encontro entre a embriologia e a posição da ciência espírita, quanto à relação espírito-corpo, era o da existência do espírito. Hoje os cientistas mais avançados reconhecem a existência de um modelo energético para a estruturação e manutenção do corpo.
Explica a parapsicologia de forma clara e objetiva, esclarecendo os mistérios e contradições que envolvem o tema. Analisa as diferentes abordagens de estudiosos, como Rhine, Amadou e Vassaliev, e revela as estreitas relações existentes entre ciência e religião, que se tornam cada vez mais evidente na acelerada evolução cientifica do tempo atual.
Este livro Herculano Pires lançou em 1965, reunindo crônicas que haviam sido publicadas nos Diários Associados, nos anos 60, com o pseudônimo Irmão Saulo. Nesta nova edição, as crônicas foram separadas conforme o assunto abordado: Ciência, Filosofiaou Religião, sem nenhuma alteração de seu conteúdo.
O que é a mediunidade? Como se processa? Todos podemos ser médiuns? Há provas científicas da mediunidade? Por quê existe a mediunidade? Qual sua finalidade? Através de estudos sobre o tema, incluindo orientações de pesquisadores e de Allan Kardec, este trabalho esclarece e informa a respeito destas e outras questões. Originalmente editado pelo título Mediunidade - Vida e Comunicação.
Neste livro o leitor encontrará esclarecimentos e orientações precisas na área da educação, dentro da visão Espírita. A autora define quem é o educando, analisa a educação na família, estuda oadolescente e seu relacionamento, a educação e liberdade sexual, a educação de Jesus, entre vários outros temas sempre oportunos. São considerações que transformam a vida.
Oferece uma visão histórica do fenômeno cristão e das suas dimensões espirituais, com base em pesquisas universitárias de suas origens e desenvolvimento na era mitológica. É um livro de estudo e não de polêmica, o qual propõe a revisão total do cristianismo atual como exigência irrevogável da Era Cósmica, que se inicia. A figura de Jesus de Nazaré se reintegra, na sua verdadeira condição humana.
Mostra como Allan Kardec utilizou o método científico, baseando-se em pesquisas, resultados e observações, para concretizar a ciência espírita e sua filosofia. Trouxe as conclusões morais da concepção filosófica, as quais levaram naturalmente ao pilar religioso. Mas, como uma doutrina pode ser, ao mesmo tempo, ciência, filosofia e religião?
O homem é seu próprio juiz, no aquém e no além. Ninguém lhe pede contas do que fez, mas ele mesmo se defronta com a imagem do que foi e do que é. Essa a infalibilidade da "Justiça Divina". Este livro lhe mostrará, que o "Tribunal de Deus", está instalado na consciência de cada um de nós, e funciona com a regularidade absoluta das leis naturais." Reedição com nova capa, moderna diagramação e miolo em papel creme.