O Autor apresenta valioso trabalho de pesquisa voltado para a área filosófica cujo tema é o amor. Veja alguns capítulos: despertar da existência, Amor e convivência, as metades biológicas, sexualidade, dentre outros de grande interesse.
A obsessão é uma infestação da alma, semelhante a infecção do corpo carnal produzida por vírus e bactérias. Este trabalho aborda a obsessão e suas implicações, apontando seu tratamento e a necessidade da união entre a psiquiatria e o espiritismo. Apresenta também valioso estudo sobre o passe, suas origens, aplicações e efeitos.
Herculano esclarece que o conhecimento que faltava à ciência para se estabelecer um encontro entre a embriologia e a posição da ciência espírita, quanto à relação espírito-corpo, era o da existência do espírito. Hoje os cientistas mais avançados reconhecem a existência de um modelo energético para a estruturação e manutenção do corpo.
Mostra como Allan Kardec utilizou o método científico, baseando-se em pesquisas, resultados e observações, para concretizar a ciência espírita e sua filosofia. Trouxe as conclusões morais da concepção filosófica, as quais levaram naturalmente ao pilar religioso. Mas, como uma doutrina pode ser, ao mesmo tempo, ciência, filosofia e religião?
Este livro Herculano Pires lançou em 1965, reunindo crônicas que haviam sido publicadas nos Diários Associados, nos anos 60, com o pseudônimo Irmão Saulo. Nesta nova edição, as crônicas foram separadas conforme o assunto abordado: Ciência, Filosofiaou Religião, sem nenhuma alteração de seu conteúdo.
O que é a mediunidade? Como se processa? Todos podemos ser médiuns? Há provas científicas da mediunidade? Por quê existe a mediunidade? Qual sua finalidade? Através de estudos sobre o tema, incluindo orientações de pesquisadores e de Allan Kardec, este trabalho esclarece e informa a respeito destas e outras questões. Originalmente editado pelo título Mediunidade - Vida e Comunicação.
Neste livro o leitor encontrará esclarecimentos e orientações precisas na área da educação, dentro da visão Espírita. A autora define quem é o educando, analisa a educação na família, estuda oadolescente e seu relacionamento, a educação e liberdade sexual, a educação de Jesus, entre vários outros temas sempre oportunos. São considerações que transformam a vida.
Explica a parapsicologia de forma clara e objetiva, esclarecendo os mistérios e contradições que envolvem o tema. Analisa as diferentes abordagens de estudiosos, como Rhine, Amadou e Vassaliev, e revela as estreitas relações existentes entre ciência e religião, que se tornam cada vez mais evidente na acelerada evolução cientifica do tempo atual.
Oferece uma visão histórica do fenômeno cristão e das suas dimensões espirituais, com base em pesquisas universitárias de suas origens e desenvolvimento na era mitológica. É um livro de estudo e não de polêmica, o qual propõe a revisão total do cristianismo atual como exigência irrevogável da Era Cósmica, que se inicia. A figura de Jesus de Nazaré se reintegra, na sua verdadeira condição humana.
O homem é seu próprio juiz, no aquém e no além. Ninguém lhe pede contas do que fez, mas ele mesmo se defronta com a imagem do que foi e do que é. Essa a infalibilidade da "Justiça Divina". Este livro lhe mostrará, que o "Tribunal de Deus", está instalado na consciência de cada um de nós, e funciona com a regularidade absoluta das leis naturais." Reedição com nova capa, moderna diagramação e miolo em papel creme.
Nesta obra estão reunidos dois livros, Argila e Murais, ambos escritos por J. Herculano Pires, para mostrar seu lado poético que é tão pouco divulgado. Seus temas são: Oleiro, Cosmos, Enigma, Signo, Oferta, Cântaro de Barro, Mistério, Êxodo, Cântico dos Cânticos, Descida aos infernos, Ressurreição, Origem, História e Civilização, dentre outros.
"Madalena - Do amor sensual para o espiritual. Os dramas e as neuroses que nos afligem a vida as dúvidas sobre o permitido e o "pecado" a necessidade e o uso do amor sensual o comportamento moral e o verdadeiro amor são enfocados nesta obra, de forma elegante e em estilo romanceado. Outros livros que fazem parte da Trilogia A Conversão do Mundo: Barrabás e Lázaro." Romances primorosos redigidos por um grande escritor.
O Verbo e a Carne apresenta duas análises do Roustainguismo, doutrina que pretende entre outros temas polêmicos, que o Cristo tenha sido um agênere, que seu corpo não tenha sido real. J.Herculano Pires e Júlio Abreu Filho analisam textos escritos por Roustaing para demonstrarem a falta de base destes pensamentos e exaltar a Doutrina Espírita nos seus fundamentos.
"Vivendo no plano extra-físico, os vampiros agem sobre nós por indução mental e afetiva. Induzem-nos a fazer o que desejam e que não podem fazer por si mesmos. Quanto mais os obedecemos, maissubmissos nos tornamos. Este livro nos mostra que a resistência ao "Vampiro" é um momento decisivo da nossa vida. Nesse momento é que se revela na prática o nosso livre-arbítrio, a nossa liberdade individual, a nossa capacidade de querer e fazer."
Allan Kardec, José Herculano Pires, Cairbar Schutel
sinopse
Com organização e notas de J. Herculano Pires, esta obra apresenta em volume único três importantes e pouco conhecidos livros de Allan Kardec: O Espiritismo em Sua Mais Simples Expressão, O Que É o Espiritismo e Instruções Práticas sobre as Manifestações Mediúnicas. Nesta introdução à teoria e prática da doutrina espírita encontra-se rico conteúdo complementar às obras básicas da Codificação.
O que é o Centro Espírita? Qual a sua função e sua significação? Quais os serviços do Centro? O Centro e a Comunidade, Raízes Africanas, Deus no Centro, Disciplina Fraterna, As Questões Políticas, Os Espíritos Curam? Em linguagem clara e objetiva, estes e outros assuntos são aqui tratados auxiliando o trabalhador do bem a saber, e atender ao real objetivo de se constituir uma Casa Espírita e atuar no Movimento Espírita, servindo e exemplificando em nome de Jesus.