Em alguns momentos, nos sentimos sozinhos em nosso caminho e sem esperanças. Compreendemos, em Os Portões Além, que somos assistidos e encaminhados através de situações que a vida nos apresenta. Dois mundos unidos e interligados pelo amor sem limites, alimentado pela compaixão, unindo os filhos de Deus, para um só propósito: chegarmos à perfeição. Assim, adquirimos coragem, perseverança e descobrimos o caminho que nos conduzirá à evolução e a um lugar seguro no mundo de Deus. Ele se faz presente por meio de seus filhos mais adiantados em conhecimento e que são capazes de nos ajudar a superar nossas aflições.
No Antigo testamento, os Salmos são orações cantadas, num total de 150. "Benedita Delazari, poetiza e cristã, recebeu, como ela diz, a intuição de escrever em poesia cinquenta novos salmos, que cantam a glória do Messias após o Seu advento. São pequenas gotas de oração em poesia que nos mostram a visão individual que toda acoletividade percebe e sente".
O Evangelho é o Caminho, é uma coletânea de poesias de um espírito que na terra foi um escravo. Por ser filho de um nobre com uma escrava, foi alforriado aos cinco anos de idade, permanecendo na corte sob os mais diversificados encargos que lhe atribuiam, executando-os com obediência e disciplina. Suas poesias possuem o chiste que lhe era peculiar na época. Ele procura chamar a atenção brincando, pois acha que dessa forma poderá gravar mais na memória o que quer transmitir.
Este livro mostra o amor mais uma vez vencendo o mal. Os personagens, angustiados pelas vicissitudes da vida, estavam perdidos em si, deixando passar as oportunidades da própria reencarnação.