Parte integrante da série Documentos Históricos do Espiritismo, o livro associa-se ao projeto de resgatar a memória do espiritismo, em linguagem clara e cativante.
O uso do cinema tornou-se absolutamente necessário em escolas ou em centros espíritas. Como os indivíduos são filhos do mundo e de sua época, em particular, e o cinema é arte que fala para os nossos dias, não podemos pôr de lado a videoteca. Neste volumezinho, o interessado encontrará as informações necessárias sobre o assunto.
USE 70 anos - Passado Presente e Futuro em nossas mãos é fruto de um primoroso trabalho de pesquisa e entrevistas, por todo o estado de São Paulo, realizados pelo jornalista Rubens Toledo. Resgata fatos, fotos e documentos raros, além de relatos de personalidades que construíram a história da entidade federativa paulista. O Lançamento do livro foi realizado no 17º Congresso Estadual de Espiritismo em Atibaia no dia 23/07/2017, quando também foi lançado um selo comemorativo dos 70 anos da USE. Este livro histórico não pode faltar nas bibliotecas das casas espíritas e dos orgãos de Unificação da USE! Para os dirigentes e estudiosos uma síntese da história do Movimento Espírita Paulista desde a fundação da USE.
Subintitulado "O Espiritismo e as Ciências Sociais", o presente volume reúne 15 autores e 15 temas sobre variados assuntos, tais como: ética iluminista, a estrutura didática de O Livro dos Espíritos, O Direito Penal brasileiro, o Espiritismo e a Economia a juventude, dentre outros.
Diversos, Jáder dos Reis Sampaio, Marco Antonio Figueiredo Milani Filho
sinopse
O livro traz quatro trabalhos apresentados no 15 Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo. O primeiro se atém às mudanças realizadas por Allan Kardec em O Livro dos Espíritos, nas diversas edições que ele publicou ainda encarnado. O segundo trabalho distingue reuniões mediúnicas de auxílio ao próximo de reuniões mediúnicas voltadas para a pesquisa. O terceiro compara textos ditados pelo espírito Camilo Castelo Branco, escritor português que se suicidou no século XIX, aos médiuns Fernando de Lacerda, Francisco Cândido Xavier e Yvonne A. Pereira, em que dois médiuns que não se conheciam relatam eventos iguais. A última pesquisa apresentada mostra as mulheres que participaram do início do movimento espírita no Estado do Amazonas, no final do século XIX, configurando-se como o início de um estudo de gênero no meio espírita.
Diversos, Jáder dos Reis Sampaio, Marco Antonio Figueiredo Milani Filho
sinopse
Esta obra reúne trabalhos que abordam a temática sobrevivência após a morte. Sob três perspectivas, a filosófica, a histórica e das ciências, apresenta artigos sobre diversos filósofos e médiuns, e o estudo de casos relacionados às experiências de quase morte, assunto que vem se intensificando no meio científico nos últimos anos. Analisa, ainda, aspectos da produção psicográfica de Chico Xavier e de Divaldo Franco. Livro lançado durante o 14º ENLIHPE, Encontro Nacional da Liga dos Pesquisadores Espíritas.
Descreve a trajetória de Maria Máximo. Sua vinda ao Brasil, seu casamento, o trabalho no teatro ao lado do marido, Miguel Máximo, e o despertar para a doutrina espírita por meio da mediunidade. Maria Máximo troca, então, os aplausos da ribalta pelos aplausos da caridade. As orientações dadas pelo seu guia, Aurélio Augusto de Azevedo, seu pai nesta encarnação, guiavam-na através de mensagens, a fim de que realizasse sua missão no mundo material.
Investigação histórica e doutrinária do movimento espírita na França, entre os anos 1867 e 1887. Trata a possível adulteração da obra “A Gênese”, de Allan Kardec, e outros fatos muito graves no movimento espírita da época. Aborda também o exemplo de espíritas pioneiros que perseveraram fiéis ao legado do codificador da doutrina dos Espíritos. A obra oferece lições que inspiram o progresso espiritual e faz um convite para a reflexão e a ação quanto ao legado de Allan Kardec.
Trabalho fundamentado nas vivências e observações obtidas pelo autor por mais de 50 anos nas atividades no movimento espírita nas cidades de Araçatuba, São Paulo e Brasília, atuando na USE São Paulo e FEB, entidades que presidiu, e também no Conselho Espírita Internacional, do qual é membro da Comissão Executiva. É uma contribuição a ser analisada, refletida e adequada a cada realidade, respeitando-se a diversidade de um país multicultural. Dividido em sete capítulos: Antecedentes históricos, Fundamentos para a ação espírita, Cenário de espíritas e de centros espíritas no país, Estudo espírita, Prática espírita, Difusão do espiritismo, União dos espíritas.
Luiz Monteiro Barros, Washington Luiz Nogueira Fernandes
sinopse
Este livro representa a organização de vários artigos, aulas e palestras do médico Dr. Luiz Monteiro de Barros (1911-1982), grande trabalhador espírita de São Paulo e do Brasil no século XX. Ele participou da criação de importantes instituições espíritas na cidade, como a Federação Espírita, a USE (União das Sociedades Espíritas), a AMESP (Associação Médica Espírita de SP), a Associação Espírita Beneficiente Nosso Lar, além de ter colaborado em muitos outros núcleos espiritistas. Ele foi importante também pela sua conduta e vivência exemplares, que conquistou a admiração e simpatia de todos os que o conheceram. O registro de seu pensamento e das suas reflexões sem dúvida é algo muito importante para a história e a memória espírita.