Durante uma noite no Centro Espírita, Maria Gertrudes recebeu mensagem de um espírito até então desconhecido. Era o artista inglês Joseph Turner, em busca de uma nova modalidade de trabalho, utilizando a arte através dos ensinamentos cristãos da doutrina espírita para motivar crianças e adolescentes. Com o entrosamento entre médium e espírito, este trabalho apresenta a vida do pintor, enquanto encarnado sob a atmosfera londrina, e suas posteriores dificuldades no plano espiritual.
Iriê é um indiozinho que é guiado pelo espírito do seu avô, Iriê tem grandes lições de vida e moral necessárias para o seu crescimento espiritual. Livro ilustrado.
A mediunidade de Altivo Pamphiro aflorou nos primeiros anos de sua juventude. Estudando com perseverança a Doutrina Espírita foi, pouco a pouco, desenvolvendo seus dons. Foi fiel ao trabalho, colocando suas mãos sobre os doentes para que Dr. Hermann curasse as dores físicas. Balthazar, Antonio de Aquino e outros benfeitores utilizavam sua mediunidade para difundir a Codificação, e suas vozes atravessaram as fronteiras do Brasil, sendo ouvidas até no exterior orientando os núcleos espíritas nascentes, estimulando-os a prosseguir a abençoada tarefa do esclarecimento espiritual. Caráter firme, palavras sempre discretas, ouvidos sempre prontos a ouvir e amigo de todos. Exemplo e estímulo a todos os que se propõem ao trabalho com o Cristo, o exemplo da mediunidade segura que, segundo Allan Kardec, deve ser a aspiração de todos os médiuns desejosos de levar em suas mãos a bandeira do trabalho, solidariedade e tolerância.
Esta obra foi elaborada no intuito de orientar os pais durante o culto no lar. Geralmente, as crianças não conseguem ficar muito tempo sentadas, por isso, durante a semana as maiores estudariam um capítulo. No início do culto apresentariam o que leram aos pais e irmãos; as menores desenhariam sobre o assunto apresentado e, depois, todas poderiam se retirar enquanto os pais continuariam o estudo.
Isabel e seus amigos vão todos os domingos à Casa Espírita para a Escola de Evangelização. Isabel por estar mais crescida foi convidada a colaborar com os pequenos, quando houvesse necessidade. Ao chegarem à escolinha, Isabel teve uma surpresa, a evangelizadora da turma dos pequenos Rosa, estava doente. Então a diretora entregou lápis, cola, papéis, cartolina colorida e pediu a Isabel ficar com os pequenos naquele domingo. Isabel ficou preocupada, mas como é muito responsável aceitou a tarefa. A partir deste dia tiveram uma grande aprendizagem sobre Evangelização com a Isabel.
Material originado da apostila que guiou os estudos deste evento, realizado em 2002, e que teve a primeira edição no ano de 1984. Esse encontro ocorreu em três dias, com as seguintes temáticas: no primeiro dia, o tema geral foram os Espíritos protetores, abordando quem são eles, como se relacionam com seus protegidos e os protetores da coletividade; no segundo, a proteção que os Espíritos dedicam, enfocando o que e como os protetores fazem para proteger o ser; finalizando, tratou-se sobre o que se deve fazer para ser protegido pela espiritualidade maior.