Uma obra completa e de estudo que abrange as diversas etapas do espiritismo. Utilizando uma linguagem poética Léon Denis fala sobre: as leis, o espírito e sua forma, a mediunidade, educação e papel dos médiuns, aplicação moral e frutos do espiritismo os fatos, exteriorização do ser humano, escrita direta, medianímica e psicografia, transe e incorporações grandezas e misérias da mediunidade. Edição Espiral.
Analisa a atividade espírita de Léon Denis no campo experimental, além de apresentar exemplos atuais e oportunos conselhos sobre a formação de grupos mediúnicos, ressaltando a necessidade da disciplina, paciência, perseverança, regularidade e caráter mental.
Durante uma noite no Centro Espírita, Maria Gertrudes recebeu mensagem de um espírito até então desconhecido. Era o artista inglês Joseph Turner, em busca de uma nova modalidade de trabalho, utilizando a arte através dos ensinamentos cristãos da doutrina espírita para motivar crianças e adolescentes. Com o entrosamento entre médium e espírito, este trabalho apresenta a vida do pintor, enquanto encarnado sob a atmosfera londrina, e suas posteriores dificuldades no plano espiritual.
Primeira tradução em língua portuguesa da obra que Léon Denis escreveu para melhor fazer compreender todos os trâmites do Espiritismo experimental e, por consequência, as comunicações mediúnicas dele decorrentes. Neste trabalho encontram-se narrados, de maneira simples e objetiva, vários procederes que, se forem observados, muito ajudarão a médiuns e diretores de grupos e de centros espíritas no exercício da prática mediúnica. Temas abordados: uso da oração, impregnação fluídica, absorção dos fluidos, preparação antes das sessões, esforços dos médiuns, dentre outros.