No final do século 18, uma descoberta espetacular provocou verdadeira revolução na medicina: o magnetismo animal, feita pelo médico alemão Franz Anton Mesmer. No entanto, essa nova ciência, benéfica para toda a humanidade, abalava as estruturas de um meio científico voltado aos próprios interesses. Mesmer foi claramente vitimado por uma deliberada conspiração do silêncio. Esta obra contém a biografia e íntegra de três livros do mais importante reformador da medicina. Sua descoberta foi estudada por Allan Kardec durante 35 anos, influenciando o espiritismo sob o aspecto científico. Originalmente editado pela MAAT.
Com emoção e sensibilidade, sem deixar de evidenciar a linha científica, este trabalho confronta ciência e fé: pesos iguais de uma só balança, trazendo reflexões a respeito da unicidade de matéria e espírito. Assim, é possível repensar quantos desequilíbrios fertilizam o mal viver da sociedade, enquanto esta continuar negando o homem como ser espiritual em sua essência. Alguns dos temas abordados: Religião, Religiosidade, Fé religiosa, Estudos e evidências, Fé versus ciência?, Células-tronco, entre outros.
Dentro de uma visão bioética personalista, os autores deste livro enfatizam os argumentos científicos que tornam a vida do chamado anencéfalo um bem indisponível. O acaso não explica a vida. E a neurociência já avançou o suficiente para demonstrar que o tronco encefálico alto - estrutura cerebral presente no chamado anencéfalo - sustenta funções importantes como matriz geradora da vida primitiva. Juntam-se aos científicos, os argumentos jurídicos e espirituais, que conduzem à conclusão insofismável: abortamento intencional é crime. Avanços científicos não devem permitir abusos indiscriminados dos direitos humanos, como querem alguns setores privilegiados da sociedade, sobretudo em relação ao feto. Este livro pretende dar voz ao anencéfalo. Antes que ele seja inapelavelmente condenado, os autores esperam ter-lhe dado um campo robusto de defesa.
Francisco Cândido Xavier, Waldo Vieira, André Luiz
sinopse
Divide-se em duas partes distintas: na primeira, relaciona as palavras do Cristo a conceitos como a existência do perispírito e corpo espiritual, fluido cósmico, hereditariedade, evolução e sexo, alimentação no plano espiritual, mecanismos da mente, dentre outros; na segunda, reúne perguntas e respostas sobre temas vinculados a matrimônio, divórcio, gestação e aborto. Alia conceitos científicos e evangélicos, promovendo um estudo do processo evolutivo do ser e da alma nos planos material e espiritual. Décima obra da Coleção A vida no mundo espiritual, composta por 13 volumes independentes entre si, trazendo ensinamentos valiosos sobre a vida no além.
Mãos Negras é um ensaio que analisa a obra de artistas negros participantes da mostra Mãos Negras, organizada pelo metrô de São Paulo. Analisando essa mostra com as ferramentas da antropologia, Celso Prudente põe em evidência vários aspectos, cada um propiciando observações de grande relevância, que não escaparam à agúcia e à sensibilidade do ensaísta.
Audaciosa crítica ao império da tecnologia moderna. Afirma que a globalização, orquestrada pelas elites do atual capitalismo, pode dar origem a um apartheid de proporções planetárias. O autor aponta soluções e preconiza o advento de uma civilização verdadeira, fundamentada na solidariedade e no respeito à mãe Natureza.
Esta obra analisa a violência. Afirma que a violência de caráter endêmico, implantada num sistema de relações assimétricas não é um fenômeno novo: dá continuidade a uma longa tradição de práticas de autoritarismo. Este livro apresenta os patamares da violência urbana no Brasil, o contexto maior em que ela se apresenta e indica os caminhos para sua superação.
"Um novo mundo em gestação" nos alerta que estamos num raro momento histórico, num novo ponto de mutação da nossa espécie, cuja origem é a aceleração tecnológica. Essa nova consciência precisa ter no seu âmago a noção de cuidado, solidariedade, de compartilhamento de vida e dos bens da natureza. Se não houver uma revolução do homem, a revolução da mulher ficará pela metade, e nada acontecerá. E a revolução de ambos não é uma nova competição, mas a vivência concreta do amor.
John C. Kotz, Paul Treichel Júnior, José Alberto Portela Bonapace, Oswaldo Esteves Barcia
sinopse
Este é um livro-texto para cursos iniciais de química para estudantes da área científica, seja ela a química, a biologia, a engenharia, a geologia, a física ou outras afins. Pressupõe que os estudantes tenham conhecimentos de álgebra e de elementos destas ciências. Não se espera conhecimento prévio de química, embora ele seja conveniente e bem-vindo.
Não será de se esperar de uma sociedade instruída, cujos conhecimentos desatam o desenvolvimento, uma ação eficiente em prol do bem comum? Não será de se admirar que nessa mesma sociedade morram à fome homens, mulheres e crianças ao som dos noticiários informando recordes na colheita de grãos? O autor, nesta obra, aborda o assunto justiça social com maturidade intelectual e moral sob a ótica cristã e o grande contributo do pensamento espírita para a atualidade. Suas reflexões apresentam as chaves que abrem as portas para uma humanidade mais feliz.
Temas de grande interesse, analisados em cerca de 500 perguntas coletadas pelo autor, que é médico e pesquisador, aprofundando assuntos polêmicos e questões que sempre permanecem atuais, como se fosse uma tela pintada com pincéis coloridos e poéticos. Inúmeros ângulos da vida física e extrafísica são enfocados, destacando-se importantes aspectos de reencarnação, mediunidade, questões familiares, sociais, médicas, espirituais e sexuais, todas com embasamento científico em sólidos alicerces filosóficos, sempre buscando o sentido ético e evolutivo.
Trabalho de pesquisa nas obras espíritas, está dividido em 15 partes desde as definições dos dicionários sob o ponto de vista científico, filosófico e religioso. Nas considerações finais faz duas perguntas das mais sérias, dando a resposta fundamentada no capítulo 2 do livro O Céu e o Inferno de Allan Kardec, que trata do temor da morte. O livro orienta sobre a necessidade de nos educarmos para "uma boa hora", como dizem alguns, para o instante da morte.
Em linguagem bastante acessível, tece esclarecimentos que permitem visualizar o perigoso e poderoso mundo das drogas: seus componentes, efeitos e os princípios científico-filosóficos do Espiritismo que nos sustentam, criaturas endividadas que somos, nesta maravilhosa escola reencarnatória, chamada Planeta Terra. Soluções como a participação espiritual da família, contribuindo para a energização psicofísica, a desobsessão e a reforma íntima do usuário são abordadas, a fim de que medidas construtivas sejam tomadas, assegurando a harmonia e o bem-estar do usuário e da família. Entretanto, vale o alerta: o remédio ideal é a vontade de se autorreformar!
De um modo geral, desde crianças, somos ensinados a não respeitar direitos e deveres de uma sociedade democrática, arraigando hábitos de anticidadania. Quando jovem, por temer exclusão no grupo, há a adaptação do comportamento ao descaso frente àquilo que é considerado valor. A todo instante temos chances de obter benefícios pessoais, justificados por: "todos fazem assim". Se realmente o Brasil tem uma missão histórica a realizar, por que não começar a pensá-lo, enxergando cada um a si mesmo, sem paternalismo e ilusões? Este trabalho convida a reflexões necessárias ao desenvolvimento do pensamento crítico, aliado aos valores espíritas.
A Gênese completa a Codificação Espírita sendo a última obra, na qual Allan Kardec expõe, com expressões claras e elevadas, a essência do pensamento doutrinário. Ao lado dos esclarecimentos a respeito da Gênese em seus múltiplos aspectos, o Codificador ressalta sempre o aspecto científico e filosófico, além do espiritual, para o entendimento da revelação espírita, conforme o esclarecimento da época. De nossa parte, além das considerações de caráter intelectual, aproveitamos cada tema exposto, para ressaltar o aspecto moral e sua aplicação na vivência diária. Portanto, é bastante útil e esclarecedora a leitura, para a qual convido o leitor amigo.
Essa obra pretende refletir sobre várias questões fundamentais e cada vez mais urgentes e necessárias nesse momento de grandes transformações pelo qual passa nosso orbe. A ampliação dos olhares sobre as possíveis etiologias da doença, partindo do conhecimento científico para se aprofundar em suas causas emocionais e espirituais, são o ponto central dessa obra. Esse livro também dialoga com outros personagens potencialmente envolvidos com a doença em tema: amigos, familiares e cuidadores, convidados pela vida a exercer o papel de suporte aos peregrinos da experiência degenerativa. Os profissionais de saúde que estejam buscando atualização no tema, também encontrarão fartas e atualizadas referências acadêmicas para ulteriores aprofundamentos.