Comenta temas da vida diária a respeito das mais diversas situações que afligem o homem. Consoante ao que disse Jesus: Vigiai e orai para não cairdes em tentação, este trabalho é um convite à vigilância operosa e à prece, que se traduzem na ação cotidiana pelo bem de todos. Alguns dos temas: Viver em paz, Culpa e desafio, Desejos e ambições, Convivência familiar, Defende a natureza, Filhos, Insegurança, Lição na prova, Força de atração, dentre outros.
Maria Modesto Cravo, fundadora do sanatório Espírita de Uberaba, Instituição pioneira na Psiquiatria Espírita no Brasil e no mundo, com o Dr. Inácio Ferreira, Manoel Roberto, Odilon Fernandes, Domingas e Paulino Garcia, neste seu novo livro nos traz valiosas revelações sobre a Vida além da morte, e como os Dois Planos, o Material e o Espiritual, estão intimamente conectados, com encarnados e desencarnados convivendo em constante permuta de pensamentos e em proximidade que não se imaginava.
Temas de grande atualidade, que certamente haverão de interessar a todos. Assuntos de transcendência, tratados com conteúdo e leveza, próprios de seu consagrado autor, cujas obras estão entre as mais apreciadas de nossa bibliografia. Nas páginas deste volume, Dr. Inácio aborda temas que muitos ainda seguem considerando tabu no Espiritismo, e, propositalmente, os omitem. Sem dúvida, lendo-o, teremos oportunidade de dar um passo além em nossos conhecimentos a respeito da vida no Mundo Espiritual e, consequentemente, no caminho do Autoconhecimento.
Quando a tempestade ruge, Jesus é o norte. Se a noite cai, ele é a luz. Quando há choro, Cristo é consolo. Na solidão, é companhia. Quando a ferida sangra, sua amor é o bálsamo. Diante da desistência, da melancolia e do ódio, ele é o incentivo, a esperança e o amor. Se falta o pão, eles nos alimenta. E por qualquer caminho que decidirmos trilhar, ele será nossa companhia. Por meio de reflexões que abordam oportunas passagens evangélicas, parábolas e outros tantos ensinamentos deixados por Jesus, esta obra oferece as diretrizes necessárias para identificarmos onde está o Reino de Deus e como alcançá-lo.
O Espiritismo, sem dúvida, na revivescência do Evangelho, é a concretização da promessa de Jesus, em relação ao advento do Consolador. Aprofundando-se nos ensinamentos do Divino Mestre, anotados e vivenciados pelos Evangelistas e por quantos abraçaram a causa do Evangelho na Terra, o espiritismo gradativamente possibilita ao Espírito, encarnado ou desencarnado, o conhecimento da verdade que liberta, para a sua mais plena identificação com o amor que sublima. Estudemos e aprendamos, sobretudo, demonstrando o nosso real aproveitamento das lições que nos são generosamente transmitidas das Esferas Superiores, procurando colocá-las em prática na interação com a Vida que nos rodeia. Esta obra oferece valiosos ensinamentos e reflexões que ensejam ao homem maior e mais amplo conhecimento sobre a sua epopeia evolutiva, através das vidas sucessivas, pelos inúmeros estágios em que se habilita nas infinitas moradas da casa do Pai.
Inácio Ferreira dá sequência aos estudos e reflexões sobre o outro lado da vida, transmitindo, quanto possível, suas impressões aos irmãos e irmãs que ainda se demoram nas experiências da vida material. Sabemos que, sobre à Terra, muitos anseiam por notícias mais amplas em torno da sobrevivência da alma. Não obstantes, os desencarnados igualmente aspiram por revelações mais abrangentes daqueles que, domiciliados em Planos mais altos, se colocam em contato através dos recursos da mediunidade. Haverá de ser sempre assim, de vez que a resposta a uma nossa única pergunta há de suscitar, no aprofundamento do conhecimento, outras questões concernentes à Verdade Absoluta, da qual, evidentemente, encarnados e desencarnados, ainda nos encontramos muito distantes. Assim, é crescente a sede de informações mais detalhadas e completas a respeito das transcendentes questões da vida que não cessa com a morte. Este trabalho descortina novos horizontes ao pensamento e ao aprendizado, com a esperança de que o esclarecimento toque o coração de todas as almas que clamam pela verdade divina.
No sermão das bem-aventuranças, registrado pelo evangelista Mateus, encontra-se certamente o coração do Evangelho, sintetizando toda a mensagem de luz da Boa Nova. São ensinamentos deixados por Jesus que confortam corações e esclarecem consciências. Ao publicar “O Evangelho segundo o Espiritismo”, Allan Kardec inseriu o capítulo 5, intitulado “Bem-aventurados os aflitos”. Na atualidade, as aflições cobrem toda a humanidade, a qual ainda não aprendeu a interpretá-las e aceitá-las como instrumentos de crescimento espiritual. Os aflitos bem-aventurados não são os que se entregam ao desespero e à revolta diante da dor, mas, sim, aqueles que se tornam conscientes de suas imperfeições e, inquietos, empenham-se na árdua tarefa da autossuperação.
Relato que retrata a trajetória de espíritos envolvidos com a Inquisição em terras da Espanha, dentre os quais se destaca Tomás de Torquemada, agora resgatando o passado culposo em terras brasileiras. Obsessão, ódio e vingança envolvem os personagens, em uma história real. Entretanto, nesse painel de sombras e dores, vemos fulgurar o sol do amor divino, permitindo às almas equivocadas reerguerem-se, sob as cinzas do tempo, para a abençoada ascese espiritual.
O consagrado pesquisador Hernani Guimarães Andrade lega à sociedade uma invejável e promissora proposta de vanguarda no desbravar desta obra. O autor sabia que, por meio de experiências bem-sucedidas e inegáveis, seria possível levar o espiritismo aos rigorosos meios acadêmicos. Acompanha um DVD contendo o Modelo Geométrico do Espírito. Primeira edição publicada pelo autor em 1960.
Morte, Renascimento e Evolução: Uma biologia Transcendental é uma tese sobre a vida depois da morte. Mas é, sobretudo, uma excelente antologia sobre a vida, enquanto apenas vida. O autor estuda os seguintes temas: O crisol das origens, As fronteirasda vida, A entropia e a vida, Campos organizadores biológicos, O suporte organizador biológico, A morte e o morrer, As mensagens do mundo dos mortos, O spiricom, O renascimento e Por que ... Para que vivemos? Apresenta ainda um glossário, bibliografia, índice remissivo e índice onomástico facilitando as buscas para o estudo e pesquisas.
Em linguagem objetiva, amparada na vivência espírita, a autora fala das técnicas de estabelecimento do intercâmbio com a espiritualidade e o necessário e seguro equilíbrio para a consolidação dessa parceria. O livro oferece novo projeto de vida em que se incluem os rumos da verdadeira felicidade.
Proposta de inadiável diálogo e reflexão sobre a sexualidade humana. Após porfiados estudos em torno do tema apresenta, baseado nas obras de Allan Kardec e citações dos benfeitores espirituais André Luiz e Emmanuel, um organizado material que permite a compreensão da inclinação sexual da criatura, no corpo ou fora dele, além de sinceros e esclarecedores diálogos com inúmeros internautas, através do site do Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo.
350 fragmentos colhidos por Carlos Baccelli na obra do grande médium e, a seguir, reunidos, para formar o que ele denominou de Evangelho de Chico Xavier. Leitura agradável e instrutiva.
Registra os caminhos pelos quais andou Allan Kardec em Lyon, Yverdon-Les Bains e Paris. Em forma de diário, mostra fatos importantes da codificação do Espiritismo e também dos personagens que fizeram a nossa história. O autor, que também é fotógrafo, se encontrou na França com André Frederico Radetic. O lugar não poderia ser mais apropriado: o Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec, localizado num dos bairros de Paris. Jovem piloto de avião André, 32 anos, achava-se frente a frente com um câncer que, aos poucos, lhe devorava a vida física. E porque a existência terrestre é feita pelo bom combate e, em toda parte, o verdadeiro campo de luta está dentro de nós mesmos, aquele homem adoentado, igual muitos dos personagens em desfile nesta história, deixou lições de verdade em favor da nossa própria evolução.
O Espiritismo é a doutrina viva do Evangelho. Se, porventura, ele se desviar de sua tarefa de libertar consciências, tocar corações, deixará de cumprir com o que dele se espera, por meio de seus seguidores. A verdade deve chegar ao cérebro pelas portas do coração.
Demonstra que a morte é o desdobramento natural da existência humana e que, liberto dos contornos ilusórios da matéria, os traços autênticos do homem se lhe acentuarão no espírito. O autor espiritual diz que do outro lado do Eterno Espelho da Vida ohomem irá sempre deparar-se com a real imagem de si mesmo.