O principal personagem deste livro é Tobit, pai de Tobias. Sua breve narrativa conta a história familiar deste israelita caridoso, deportado para Nínive pouco antes da destruição de Samaria (722 a.C). Conheça a história deste homem que desfrutou de posição de relevo e poder na Assíria, e que ao ser denunciado por sua antiga caridade, perdeu todos os bens, ficou cego logo após e sofreu a incompreensão de sua esposa que lhe criticou a caridade praticada. Integra a série "A Bíblia na Linguagem Espírita".
Judite e Ester foram grandes mulheres, cuja forte personalidade fez que seus nomes não fossem apagados da Bíblia. O livro de Judite narra a história de uma mulher extremamente bela, viúva, de elevada moralidade que se apresentou para livrar sua cidade do general Holofernes, enviado com intuito de dominar e aniquilar o povo. O livro de Ester narra as histórias da rainha Vasti e de Ester uma bela jovem hebréia escolhida pelo rei, que muito ajudou o seu povo em época de grande tribulação. Que as mulheres modernas lutem para não destruir o caminho que as grandes mulheres do passado construíram com o suor da dignidade. Integra a série "A Bíblia na Linguagem Espírita".
Esdras e Neemias eram, primitivamente, continuação do Livro das Crônicas, com o qual constituíam uma só obra. Esdras é apresentado como sendo o primeiro da classe conhecida como escribas, copistas oficiais e intérpretes das Escrituras. Tendo visão futurista, dedicou-se ao estudo da palavra de Deus com a finalidade de expô-la ao povo. O livro de Neemias narra o processo de restauração dos muros da cidade de Jerusalém, destruídos durante a invasão babilônica comandada por Nabucodonosor em 586. Integra a série "A Bíblia na Linguagem Espírita".
O livro do "Eclesiastes" foi escrito para aqueles que se desiludiram com o mundo e suas promessas vazias. Temas, que à primeira vista podem parecer incongruentes, como a vaidade e gozo dos prazeres simples, a sabedoria e desespero da morte, orientam em direção a Deus para dar um sentido à vida. O "Cântico dos Cânticos" é um livro fascinante e tem recebido as interpretações mais variadas do que, talvez, qualquer outro da Bíblia. Apresenta pouco mais de cem versos, sendo um dos mais populares entre judeus e cristãos. Integra a série "A Bíblia na Linguagem Espírita".