Ao longo da História, a humanidade enfrentou dias difíceis e tumultuados: guerras, epidemias, catástrofes naturais, como terremotos, além dos grandes horrores concebidos e realizados pelos humanos, como a escravidão e o holocausto. Alguns acontecimentos se tornam tão importantes que marcam não apenas o momento em que eles se passam, mas também todas as gerações futuras. Isso porque a angústia que eles nos causam, às vezes, é o caminho que a vida encontra para que busquemos novos rumos – bem como a solução para os desafios existenciais. Caminhos para a vida, de Hammed, psicografado por Marcello Côrtes, apresenta-se como fonte de inspiração para todos os momentos delicados de nossa existência. Sua leitura e reflexão nos abrem horizontes pelos quais nos percebemos participantes ativos de nossa própria história. Desfrute destes textos (e das motivações neles contidas) para melhorar seu universo íntimo!
Apresenta mensagens que transmitem esperança aos corações sedentos de esclarecimento e de consolo, diante das atribulações da vida. Em meio a tantas lições luminosas, enfatiza a importância de não se deixar escravizar pelo passado e de cuidar sempre do presente, com gratidão, oferecendo a certeza da bondade de Deus e da Sua presença em nossas vidas. Alguns temas abordados: reencarnação, perdão, gratidão, passado, leis divinas, sofrimento e fé.
Obra reflexiva que reúne pensadores espíritas da atualidade. Cada um deles discorre, com muita propriedade, sobre o tipo de fome que os preocupa no momento presente, propondo orientações que contribuem para o avanço moral da humanidade. Temas abordados pelos respectivos autores: Acolhimento – Aloísio silva, Alegria – Gibson Bastos, Arte – Kate Lúcia Portela, Assertividade – Alkíndar de Oliveira, Atitude – Carlos Augusto Abranches, Cidadania – Orson Peter Carrara, Conhecimento – José Carlos Leal, Criatividade – Paulo de Tarso Lyra, Disciplina – Maurício Mancini, Educação – Marcus De Mario, Esperança – Lucia Moysés, Fé – Luzia Mathias, Felicidade – Ricardo Orestes Forni, Fraternidade – Danielle Monjardim, Gentileza – Marcelo Teixeira, Inclusão – Marcos Paterra, Jesus – Cezar Braga Said, Justiça – Leila Brandão, Luz – Armando Falconi, Mobilização – Sidney Aride, Motivação – Cássio Leonardo Carrara, Participação – Marcus Vinicius de Azevedo Braga, Perdão – Hélio Ribeiro Loureiro, Saúde – Luiz Sérgio de Lima Gomes, Verdade – Roberto Vilmar Quaresma.
Mensagens, conselhos e orientações que estimulam a caminhada firme no caminho do bem. Sob a luz dos ensinamentos de Jesus, são diretrizes que evidenciam o caminho da evolução moral e espiritual. Na estrada da vida, há muitas encruzilhadas e, só com muita fé e perseverança no bem, conseguiremos discernir o melhor caminho a ser tomado.
Deus está constantemente presente em nossa vida e suas leis regem todo o universo. Ele nos deu o livre-arbítrio e mostrou o caminho de amor e misericórdia que leva à verdadeira paz de espírito. Enquanto encarnados, fazer a nossa parte com serenidade e coragem renderá grandes benefícios em forma de alívio e felicidade. Esta obra reúne lições que despertarão o desejo de triunfar no caminho do bem, mesmo em meio às dificuldades. Com palavras de esperança e consolo, baseadas nos inesquecíveis ensinamentos de Jesus, comprova-se a justiça das leis divinas que tem como base o amor puro do Criador.
A felicidade está associada ao desenvolvimento da alma, algo que não tem limite. Com base nos ensinos trazidos pelos espíritos superiores e divulgados por Allan Kardec em O Livro dos Espíritos e O Evangelho segundo o Espiritismo, esta obra apresenta roteiro seguro para alcançar a verdadeira felicidade, ainda na existência terrena. São atitudes do dia a dia que, quando reavaliadas, permitem reflexões e mudanças que auxiliam para o equilíbrio e paz de espírito.
Análise reflexiva sobre a mensagem "Acalma-te", de Emmanuel, extraída do livro Palavras de Vida Eterna. Oferece ao leitor instrumentos para harmonizar-se. São sugestões suaves e consoladoras que trazem calma ao coração aflito e conscientização de que mesmo diante das difíceis situações, nunca se está só, e pode-se sentir a presença de Deus, independente de crença. Temas abordados: perturbação, serenidade, forças tranquilas, trabalho silencioso, dia de hoje, exasperação, gritaria, confiança, corações envenenados, aquietar o coração, dar tempo ao tempo, a luz domina as trevas, tudo passa, acalmar-se, tudo é possível e refugiando em Deus.
Incita-nos a refletir sobre o poder do pensamento positivo e a necessidade de orar com a alma. Para isso, aborda a grande diferença entre religião e religiosidade. Sob os vieses filosófico e psicológico, a obra esclarece que cada ser humano possui um Cristo Interior dentro de si, que deve ser estimulado por meio do exercício contínuo da oração. A oração é interiorizada pela mente, prevenindo a instalação dos males. A obra evidencia, também, que Deus, como Pai Misericordioso, não é repressor. Muito pelo contrário: concede-nos o livre arbítrio para fazermos nossas escolhas conforme nossos anseios, sempre levando em conta que cada pessoa tem o seu tempo para evoluir. Além disso, enfatiza que as decisões antecedem as consequências das escolhas, e estas podem ser mais sábias quando há o hábito da oração.
Leitura que toca o coração e a mente. Tece comentários oportunos a respeito da prece, sua eficácia e necessidade que todo ser humano tem de se ligar ao criador de todas as coisas, de maneira espontânea e sincera. Na segunda parte, encontra-se uma coletânea de orações que servem de roteiro para a conversa diária com Deus.
Livro de mensagens que procuram incentivar a mudança interior do ser humano, certamente o único caminho para a conquista da paz. Na medida em que o Espírito, encarnado ou desencarnado, entende a finalidade sublime para a qual foi criado, isto é, a perfeição, vai em busca de orientações seguras, de novas luzes que lhe iluminem os passos, ainda tão trôpegos, neste estágio evolutivo em que nos encontramos. Mensagens de amor que proporcionam um despertar para uma vida melhor, de entendimento das dores e das mazelas, de fé, de esperança, fornecem alimento precioso para esse viajante enfraquecido por tantas tormentas, conseqüências dos desacertos do passado e mesmo do presente.
Conhecendo Jesus e seus ensinamentos, encontra-se o principal modelo para a vida e um guia para enfrentar os desafios do dia a dia. Quando multiplicou pães e peixes, alimentando a multidão faminta, demonstrou a necessidade de se assumir responsabilidades diante dos que sofrem. Ele não transferiu o desafio e não mediu esforços, apenas pediu a colaboração dos discípulos. Aprende-se com o Mestre que é essencial cuidar não só de si mesmo, da família e daqueles que são próximos, mas de todos aqueles que sofrem, pois são também irmãos. Como fazer isso? Multiplicando os talentos, acreditando que a boa vontade em mudar para melhor e servir são muito mais valiosos do que qualquer mal existente. Waldenir Cuin apresenta, em linguagem clara, um roteiro seguro de boas atitudes, abordando temas que inquietam os corações e mostrando o caminho a ser seguido.
Ensaio de professores, escritores e educadores em torno de organização, direção, responsabilidade e cuidados que devemos ter com grupos de mocidade nas casas espíritas.
Emotivas e empolgantes mensagens, repletas de ensinamentos que conduzem as pessoas a assimilar e refletir, construindo o alicerce interior e o próprio progresso por meio de atitudes mais dignas e coerentes com a vida imortal. Alguns dos temas apresentados: O direito e a justiça, Bezerra e Chico, Em louvor à ciência, Índios, O homem racional, O perispírito e suas modelações, O que é o amor, Recomendações sobre o passe, Saudade, Sobre deuses e mendigos.