Carlão, considerado por muitos um sujeito folgado e aproveitador, guardava um importante segredo que marcou sua vida. Com a reputação não muito apreciada, poucas pessoas apareceram para lhe prestar uma última homenagem em seu velório. Não acreditavam que ele merecesse, afinal era considerado uma pessoa insignificante para a sociedade. Mas seria isto verdade? Será que Carlão realmente era aquilo que diziam a seu respeito? Ou seu segredo poderia revelar outra coisa? Afinal, há muito mais por trás daquilo que vemos.
Voltado aos jovens e aos adultos, que reviverão momentos inesquecíveis de sua juventude, narra a história de um rapaz e uma adolescente sonhadora, que percorrem os diversos bosques de uma cidade imaginária onde imperam os sentimentos de respeito, harmonia, solidariedade, companheirismo e tantos outros aspectos positivos da vida de relação. Apresenta vários questionamentos sobre a vida, possibilitando respostas aos inúmeros conflitos que, naturalmente, fazem parte do processo de amadurecimento e evolução.
Conduz-nos pelos anos sessenta em que a Ditadura Militar e movimentos estudantis se confrontaram, em busca da solução de diversos conflitos políticos-sociais. A par dessas conturbações, desenrolam-se as modificações individuais, os conflitos familiares e conflitos interiores que colocam o ser humano à prova, desesperando-se com sua milenar bagagem espiritual e com os necessários ajustes. Neste livro também o espírito de Laura, narra as desastrosas experiências com drogas, pelas quais passou.
Um grupo de seis jovens realiza uma intensa e envolvente jornada. Eles são conhecidos como SAVAIS: Solitária, Sonhadora e Aprendiz, as moças e Aventureiro, Inseguro e Viajante, os rapazes. Muitas dificuldades desafiarão o grupo e, já no início do trajeto Inseguro, receoso e incapaz de enfrentar adversidades, desiste antes mesmo de tentar. Quantos desses jovens conseguirão transpor com sucesso esse caminho onde dúvidas e incertezas, dificuldades e empecilhos são encontrados a cada trecho? Estarão preparados para vencer e encontrar a felicidade? Ensinamentos preciosos que auxiliam a compreender qual sentido estamos dando à vida e em qual direção seguimos nos passos pelo mundo.
Aos 12 anos de idade, quando sua família emigra para o Brasil, Angelina decide ficar em Palermo, maior cidade da ilha da Sicília, entrando para a vida religiosa, como era seu interesse desde cedo. Seguindo confiante sua vocação, tem como protetor encarnado o bondoso frei Luigi, que lhe relata curiosos casos de mediunidade vividos por sua avó materna, atestando a comunicação entre os dois mundos. Em sua peregrinação missionária, Angelina tem a oportunidade de trabalhar em favor dos semelhantes, sendo designada para o cargo de madre superiora no Brasil, onde conhece a "roda dos enjeitados", bastante comum nos séculos passados. Três existências da personagem principal são apresentadas, demonstrando toda a religião entre os protagonistas e a real importância do amor.