Estivesse Allan Kardec encarnado, o que diria do Espiritismo na atualidade? Diria que progrediu? Que estacionou? Não precisa responder, caro leitor. Esta é apenas uma provocação para que você se prepare para o que vai encontrar neste novo livro de Wilson Garcia. O autor, sobejamente conhecido por seus textos argutos e instigantes, abre um novo parágrafo para sacudir a carruagem de alguns confrades acomodados e fazer valer o estandarte de fé raciocinada da doutrina espírita.Com certeza, O Espiritismo depois do ponto final põe o dedo nas feridas que ainda sangram no seio da doutrina, dividindo laicos e religiosos, progressistas e conservadores. Mas não vem acirrar disputas e confrontos. Longe disso. O objetivo do jornalista e escritor Wilson Garcia não é outro senão fazer pensar, porque está convicto que dessa fervura virá bom caldo e do embate de ideias surgirá a luz.
A todas as criaturas que desejam abraçar a nobre tarefa de espalhar gotas de luz e sementes de paz no coração dos pequeninos, eis neste livro o ponto de partida. Inspirado nos artigos sobre técnicas de evangelização, publicados ao longo de décadas na imprensa espírita, esta belíssima obra da professora Dima Lourenço Marquez, reúne conteúdos didátio-pedagógicos e atividades lúdicas para serem utilizadas em sala de aula.
Em sua época, o filósofo alemão Emmanuel Kant remeteu a questão da existência ou inexistência de Deus à fé, território indevassável à argumentação racional. Ao repassar os fundamentos das grandes religiões do ocidente e oriente, descobre-se Deus como habitante da razão. Totemismo, Animismo, Politeísmo, Jainismo, Budismo, Confucionismo, Taoísmo, Monoteísmo, Cristianismo e Espiritismo são temas abordados do ponto de vista da conceituação da ideia de Deus, sendo ordenados historicamente e fornecendo subsídios importantes à luz de fontes antropológicas, filosóficas, sociológicas e científico-materialistas. Acreditar e confiar no Pai supremo, antes de constituir simples misticismo ou outra forma inconsciente de manifestação religiosa, faz parte da essência espiritual de cada ser.