O espiritismo oferece joias doutrinárias que devem ser estudadas, divulgadas e, principalmente, vivenciadas. Muitos fenômenos da vida podem ser compreendidos por meio dos ensinamentos codificados por Allan Kardec, que aborda, com propriedade, temas populares da mente humana, como assombrações, aparições e poltergeist, bem como a realidade da vida após a morte e os mecanismos das leis divinas, como a reencarnação, a manifestações de mortos, mediunidade e magnetismo. Esta obra evidencia o papel da doutrina espírita no processo evolutivo da humanidade e a importância de suas abordagens, que devem ser estudadas, com afinco e afeto, para que seus correligionários saibam falar de sua grandeza para o mundo.
Alessandro Viana Vieira de Paula, Cristiane Maria Lenzi Beira
sinopse
Munidos com a já conhecida lucidez e conhecimento adquiridos nos estudos e na vivência da Doutrina Espírita, dois assíduos colaborados da Editora Fráter analisam, nesta obra, temas da atualidade, como família, imortalidade, obsessão, inveja, drogas, movimento espírita, delação premiada, mentiras e corrupção. É, portanto, valioso convite à vivência equilibrada e consciente de nossos conhecimentos e emoções, com vistas a nosso crescimento intelectual e moral, na busca do Reino de Deus, preconizado por nosso Mestre Jesus, que deverá imperar em nossas vidas, como atributo indispensável à conquista da plenitude espiritual.
Um homem religioso, no cerne do Espírito, pode ser apontado como aquele que valoriza seu tempo para libertar-se do seu egoísmo, com afinco. O modo de agir desse homem é uma coragem decisiva para construir um tempo de suma importância para o Espírito, com a firme convicção de que o coração e o cérebro estão a serviço da vida espiritual. Esses movimentos do Espírito são tão importantes que marcam o tempo da evolução da alma e da clara consciência de seu papel na criação de Deus. No tempo de Deus, há sabedoria; no tempo de Deus, há felicidade; no tempo de Deus, há amizade; no tempo de Deus, há amor. Como entender as leis divinas? Como utilizá-las diante das adversidades diárias, para construir um caminho mais leve e feliz? Com valiosas orientações, descubra o poder e a grandeza das relações entre o homem e seu Criador.
Diante dos inúmeros desafios existenciais que induzem nossas escolhas, a ignorância espiritual e os precários limites morais acabam interferindo na eleição de condutas e pensamentos nocivos. Este trabalho traz abordagens doutrinárias acerca de questões como expiações, sexo dos filhos, comodismo e doenças, contribuindo com o enriquecimento intelectual do homem e apresentando eloquente convite à condução da vida com lucidez, ética e equilíbrio, tendo Jesus como modelo e guia.
Inspiradas meditações que auxiliam na compreensão do papel do homem no mundo, das relações que mantemos uns com os outros e da busca pela maturidade, envolvendo nossas crenças e suas consequências. São temas que permitem análise e respostas que, nem sempre, são encontradas a contento. Em virtude da agitação da vida moderna, dos excessos de distrações facultadas pelo avanço da tecnologia, do afrouxamento dos valores morais, do crescimento dos valores materiais e distanciamento de Deus, as pessoas precisam de rumo certo para encontrar a paz e verdadeira felicidade.
Analisa questões que surgem no dia a dia, para as quais nem sempre encontramos respostas satisfatórias. Baseando-se na doutrina espírita, trata de temas como barriga de aluguel, planejamento divino, evolução do psiquismo no reino mineral, homossexualidade, transexualismo, depressão, mortes violentas, entre outros, cujos fundamentos necessitam de uma abordagem que vai do simples ao complexo.
Considerando as dificuldades humanas em aproveitar o valoroso tempo que lhes é dado na Terra, este trabalho apresenta sugestões de como pautar o cotidiano, a fim de incitar reflexões e aliviar sofrimentos e angústias. Alguns dos temas abordados: família, contratempos, aborrecimentos, calma, remorso, inveja, lamentação, saúde, entre outros.
Vozes fulgurantes de benfeitores espirituais transmitem preciosos ensinamentos sobre assuntos de permanente interesse para a redenção de todos. Fraternidade, trabalho, arte, provações, enfermidades, paz, resignação, luz e sombra, entre outros temas de grande interesse, trazem esclarecimento e diretrizes para uma vida mais consentânea com o verdadeiro objetivo da vivência na Terra: a conquista da iluminação e felicidade, preconizadas e ensinadas pelo mestre Jesus. Apesar dos dias amargos que vivemos, da acomodação e das guerras, através dos recursos do trabalho, confiança, fraternidade, estudo, das escolhas certas com os recursos da alma e o auxílio de Jesus, que reina sempre, atingiremos a vida exuberante. As vozes do infinito traçam o rumo e ensinam a trilhar o caminho.
Inolvidáveis mensagens de amor ao próximo reunindo referências sobre algumas vidas venturosas, expoentes do bem, para que se avance na observação de que há amor e luz na humanidade, possibilitando compreender que as expressões malévolas, os crimes e a perdição não merecem o destaque que vêm recebendo, a menos que seja para maior louvor ao bem e ao belo. Entre todas as vidas grandiosas, o mais excelente exemplo é a de Jesus.
Em Vereda Familiar a família e suas necessidades gerais são radiografadas pelo terno Espírito de Thereza de Brito. Páginas de muita sensibilidade e lucidez, capazes de lançar luz sobre a magma questão do relacionamento familiar.
Com rara sensibilidade, Rosângela consegue simplificar a vida, enaltecer as pequenas virtudes que se tornam grandes, além de incentivar para o bom uso da vida na Terra, contando com ânimo forte, alegria de viver e responsabilidade. Alguns dos temas abordados: pensamento, oração, morte, renascer, sofrimento, progresso.
Valendo-se de citações da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, propõe profundas reflexões acerca do modo de vida, responsabilidades e escolhas sobre assuntos íntimos do indivíduo. Mensagens iluminadas que oferecem orientação, conforto, consolo e incentivo ao bem, cuja fonte principal é Jesus, o mestre e sol maior de nossas vidas.
Mensagens contendo formidáveis riquezas, permitindo sempre mais aproximar o ser ao momento de plena libertação com Jesus. A cada dia, o espírito terrestre avança ao encontro do excelso Pai, deixando para trás a decadência, ignorância e deficiência no campo das coisas materiais. Por outro lado, surgem as lamentáveis carências no campo da vida moral e progresso dos sentimentos, nos quais a massa humana se vê com perturbador atraso. Alguns dos temas: Tempos novos, Leis e homens, Sofredores inconscientes, A caminho da paz, O poder da palavra, Teus talentos, Relação com os pais, O jovem e a mediunidade, Influência espírita, Esforço pessoal, Filhos com deficiência, dentre outros.
Reflexões sobre Deus, de forma a transpor a barreira do superficial, oferecendo oportunidade da confortadora aproximação ao Pai, o que é tão necessário para alcançar a verdadeira paz. Palavras que levam ao entendimento da importância das leis divinas e o motivo pelo qual elas devem guiar a humanidade rumo à evolução. Alguns dos temas: A paternidade de Deus, Os processos de Deus, Deus e as provas, O temor a Deus, Deus e as enfermidades do mundo, Procure achar Deus nos outros, entre outros.
É de muita beleza e profundez a visão que o Espírito Camilo leva todos a terem da vida, dos seres e das coisas do mundo, a partir dos seus arrazoados. Nesta obra, ele desenvolve brilhantes reflexões sobre a mediunidade, a distinção entre a causa e a casa espírita, a importância da educação espírita, o poder desastroso da irritação, o abortamento, a verdadeira liberdade, dentre outros instigantes temas da vida humana. Faz uma panorâmica sobre muitas das ideias espíritas, em particular, e espiritualistas, em geral, o que enseja respaldo mais racional e lógico para o fortalecimento de uma fé mais lúcida e inquebrantável.
Apresenta belas reflexões em torno dos ensinos de Francisco de Assis. Propõe uma análise a respeito de nossa contribuição para construção da paz legítima. Esclarece que pouco o homem tem atinado para o fato de que são as brigas internas, quando a alma está indisposta consigo mesma, as principais responsáveis pela beligerância que explode, atormentando a vida, ceifando corpos e espalhando luto e aflições. São vinte e dois temas de nobre conteúdo, fazendo recordar a mensagem de Francisco, o doce cantor do Evangelho, que tece por missão instigar os corações humanos aos esforços necessários para a conquista da plenitude.